IKEA FESTIVAL NA FUORISALONE 2022: UMA SEMANA DE INSPIRAÇÃO, DESIGN DEMOCRÁTICO E ENTRETENIMENTO

Arrancou ontem o IKEA Festival na Fuorisalone, em Milão, que decorre de 6 a 12 de Junho, e conta com muitas novidades e lançamentos. Os visitantes têm acesso a um conjunto de eventos e de experiências envolventes, que ilustram o futuro do design, exploram de que forma a relação entre as pessoas e as suas casas evoluiu, e ainda, a possibilidade de criar um dia a dia melhor para a maioria das pessoas. Terão, ainda a oportunidade de assistir a exposições, palestras e apresentações de coleções e as suas respetivas revelações de produtos, desenhados por designers internacionais.

Durante toda a semana, a IKEA explora A Vida em Casa, e as suas várias formas futuras, através de três momentos de experiência:

• Em primeiro lugar, os visitantes podem visitar ÖGONBLICK - A Life at Home Exhibition, uma fascinante instalação física e digital. Como o nome sugere, ÖGONBLICK significa "momento”, em sueco, e a IKEA convida todos os participantes a descobrir como os diferentes momentos da vida se refletem na forma como as pessoas vivem em casa, ao mesmo tempo que explora os efeitos que isto pode ter no tempo e no espaço. Desde um estúdio para uma única família, até salas partilhadas entre múltiplas gerações, retrata a história d’A Vida em Casa, que nasce de uma profunda compreensão das pessoas e da sua relação com os espaços em que vivem.

• Life at Home Stories é uma série de pequenos documentários, que mostram como pessoas, de todas as origens e de todo o mundo, vivem as suas casas. Esta representação da relação entre as pessoas e as casas surge das visitas que a IKEA fez ao longo dos anos a casas de pessoas. Os testemunhos, histórias e pontos de vista dos consumidores foram reunidos no Relatório Anual d’A Vida em Casa, que retrata a evolução da vida em casa. Mais de 250.000 pessoas foram entrevistadas ao longo dos anos, em mais de 30 países, incluindo Portugal.

• Por último, a exposição “First Home” realiza-se ao ar livre, com as habitações clássicas do pátio milanês a ganharem vida, na qual a IKEA recriou as casas de três famílias diferentes, contando a história daqueles que nelas vivem. Aqui, a IKEA adota uma abordagem diferente da acessibilidade económica, analisando o que as pessoas podem possuir e o que podem partilhar com os outros.

"Fuorisalone é um evento imperdível para qualquer pessoa apaixonada pelo design e a IKEA tem participado desde 1995. Estamos entusiasmados por regressar com este novo formato do IKEA Festival, em que o objetivo é unir as pessoas através de temas que são uma fonte de inspiração e que são importantes na sua vida quotidiana. Em particular, temas como A Vida em Casa, a música, a comida e o design. Era isto que estávamos a pensar quando enchemos os 2.600 m2 da BASE com criatividade e inspiração", explica Marcus Engman, Diretor Criativo do Grupo Ingka.

Ao longo dos diferentes dias do IKEA Festival, haverá previews das próximas coleções e “Democratic Design Talks”, com o diretor de design da IKEA, Johan Ejdemo, os designers Mikael Axelsson e Friso Wiersma, e designers que colaboram com a marca, incluindo a Ilse Crawford e Sabine Marcelis.

"Estamos felizes por estar de volta a Milão este ano, reunidos para partilhar e experimentar alguma inspiração e otimismo bem necessários para o dia-a-dia", diz Fredrika Inger, responsável pelo desenvolvimento da gama IKEA. "Estamos ansiosos por ter conversas significativas sobre design e vida em casa, e por apresentarmos produtos futuros que celebram os cinco pilares do design democrático da IKEA: qualidade, forma, funcionalidade, sustentabilidade e preço baixo".

Para assistir à apresentação da coleção BASTUA, cocriada com a MARIMEKKO e a OBEGRÄNSAD, realizada em parceria com a banda Swedish House Mafia, aceda através deste link.

A IKEA Portugal, pertencente ao Grupo Ingka, entrou no país em 2004 com a abertura da IKEA Alfragide e tem, hoje em dia, 5 lojas no país - Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga – uma plataforma de venda online, cinco Estúdios de Planificação – Coimbra, Setúbal, Cascais, Seixal e Sintra – e vários Pontos de Recolha de encomendas. No total, a IKEA Portugal emprega cerca de 2.600 colaboradores e recebe cerca de 16.7 milhões de visitas anualmente nas lojas físicas e 34 milhões online. A IKEA, marca de origens suecas, oferece artigos para a casa, bem desenhados, sustentáveis e funcionais, sempre a preços acessíveis. Para mais informações visite www.IKEA.pt/saladeimprensa

Sobre o Grupo Inter IKEA
O Grupo Inter IKEA inclui os negócios relacionados da Inter IKEA Systems B.V., IKEA of Sweden AB, IKEA Supply AG e IKEA Industry AB. A Inter IKEA Holding B.V. é a holding do Grupo Inter IKEA.