IKEA promove o diálogo sobre inclusão: Juntas-te à mesa?

Semana da Diversidade, Igualdade e Inclusão

Entre 10 e 17 de dezembro, a IKEA Portugal volta a celebrar, pelo terceiro ano consecutivo, a Semana da Diversidade, Igualdade e Inclusão. Juntamente com os mais de 2500 colaboradores, a marca de origens suecas promove internamente uma semana de partilha, diálogo e inspiração através de diversas ações, conversas e workshops. Este ano, o mote das celebrações é: “Juntas-te à mesa?” Um convite que pretende incentivar todos os colaboradores a debater o papel da IKEA, e de todos de forma individual, na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A IKEA Portugal assinala o arranque desta iniciativa interna no Dia Internacional dos Direitos Humanos, por defender que todas as pessoas têm direito às mesmas oportunidades, independentemente das suas características pessoais e por acreditar que a diversidade e inclusão são positivas para as pessoas e para o negócio.

“É com muito orgulho e entusiasmo que voltamos a celebrar a semana da Diversidade, Igualdade e Inclusão na IKEA, porque acreditamos que um melhor dia-a-dia é, precisamente, um dia-a-dia mais igualitário. O balanço desta iniciativa tem sido muito positivo e, este ano, queremos continuar a trazer para cima da mesa o debate de temas importantes relacionados com a igualdade e inclusão e a partilha de testemunhos de todos os nossos colaboradores e alguns convidados serão fundamentais. Queremos, essencialmente, que toda a nossa organização viva no dia a dia a visão da IKEA de ser uma empresa inclusiva, que promove e inspira a igualdade dentro e fora de portas” afirma Cláudio Valente, responsável da área de People & Culture da IKEA Portugal.

Além das várias atividades que vão estar a decorrer nesta semana, como workshops, desafios e formações, o restaurante de colaboradores da IKEA terá um dia dedicado à gastronomia de um país diferente, enaltecendo assim as raízes de diferentes culturas.

A IKEA Portugal tem vindo a definir diferentes objetivos na sua estratégia de igualdade e inclusão. Exemplo disso, é a igualdade salarial entre homens e mulheres em funções comparáveis e 50% de mulheres nas funções de direção. Paralelamente, de forma a acelerar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao nível da igualdade étnica e racial, existe o compromisso de espelhar grupos étnicos e raciais sub-representados em posições de liderança até 2024.