• IKEA Portugal/

No ano em que a casa se revelou mais importante que nunca, a IKEA Portugal encerra o ano fiscal com 462 milhões de euros em vendas

14 de outubro de 2021

Num ano em que a situação pandémica continuou a impactar a economia, provocando o encerramento temporário das lojas ao público durante 13 semanas, e com fortes limitações à atividade no restante período do ano, a IKEA encerrou o seu ano fiscal de 2021 (1 de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021) com 462 milhões de euros em vendas. Este desempenho resultou num crescimento de 5%, em relação ao ano anterior, ainda que abaixo dos valores pré-pandemia.

A IKEA Portugal conseguiu alcançar um resultado em vendas sólido, com a loja online a registar o maior crescimento, tanto em visitação como em vendas. Ao longo do ano, o site IKEA.pt e a app contaram com 62,7 milhões de visitas, mais 36% do que no ano anterior. As vendas realizadas neste canal representaram 23% do total, quando, no ano anterior, tinham representado cerca de 15%. Estes resultados são fruto da forte transformação digital acelerada pelo contexto de pandemia, e do investimento em novas capacidades logísticas e de abastecimento.

Apesar de todas as adversidades, estamos muito orgulhosos do que alcançámos e, sobretudo, das nossas pessoas! Durante o último ano crescemos como empresa e como líderes. Continuamos a trabalhar diariamente para alcançar os nossos objetivos, sempre com foco nos nossos grandes pilares estratégicos: acessibilidade no preço, conveniência e sustentabilidade. E a nossa resiliência e profissionalismo espelham-se nos resultados alcançados. Estamos otimistas de que conseguiremos continuar a crescer, para que cada vez mais pessoas possam ter acesso a uma vida melhor e mais sustentável em casa. E a abertura de novos Estúdios de Planificação, na cidade de Leiria, por exemplo, faz parte desta estratégia.”, afirma Ricardo Pereira, CFO e Deputy CEO da IKEA Portugal.

Num ano em que a vida em casa se mostrou ainda mais revelante, o Grupo Ingka, a que pertence a IKEA Portugal, também anunciou sólidos resultados de vendas globais, de 34.4 mil milhões de euros, um aumento de 6.3% comparativamente com o ano anterior (EUR 35,2 mil milhões no FY20). Ao longo do ano, as vendas online representaram cerca de 30% das vendas totais (18% em FY20).
O Grupo Ingka continuou, igualmente, a investir em expansão e inovação, com a abertura da sua primeira loja na Eslovénia e mais 25 novos pontos de contacto IKEA, incluindo as inovadoras e mais sustentáveis lojas urbanas de Viena e Tóquio, bem como a IKEA Décoration em Paris.

Um novo ano que começa com otimismo
A IKEA vai continuar a transformar o seu negócio, com foco no compromisso de se tornar mais conveniente, acessível e sustentável para a maioria dos portugueses.  Neste contexto, no início deste novo ano fiscal, foi anunciado o investimento de 2,3 milhões de Euros para reduzir o preço de cerca de 100 produtos IKEA ao longo do ano e, para ser ainda mais acessível à maioria, a ampliação da oferta de serviços com mais parcerias externas e diminuição dos preços de transporte e entrega, através de um investimento de cerca de 1 milhão de euros.

Novas aberturas previstas em Portugal
Paralelamente, e de modo a permitir que cada vez mais pessoas tenham um melhor dia a dia em casa, acesso a design democrático e a produtos sustentáveis, a marca de origens suecas vai estender a sua presença física no país, através da abertura de mais três Estúdios de Planificação nas cidades de Setúbal, em novembro, em Coimbra, em dezembro de 2021, e em Leiria, perspetivado para a primavera de 2022.

Mais detalhes sobre como a vida em casa tem vindo a evoluir, disponíveis no mais recente estudo IKEA Life at Home Report 2021.

Sobre a IKEA Portugal:
A IKEA Portugal, pertencente ao Grupo Ingka, entrou no país em 2004 com a abertura da IKEA Alfragide e tem, hoje em dia, 5 lojas no país - Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga – uma plataforma de venda online, dois Estúdios de Planificação – Seixal e Sintra – e vários Pontos de Recolha de encomendas. No total, a IKEA Portugal emprega cerca de 2.500 colaboradores e recebe cerca de 16.7 milhões de visitas anualmente nas lojas físicas e 34 milhões online. A IKEA, marca de origens suecas, oferece artigos para a casa, bem desenhados, sustentáveis e funcionais, sempre a preços acessíveis. Para mais informações visite www.IKEA.pt/saladeimprensa.