Moedas portuguesas nomeadas para os Prémios Coin of the Year 2024

Report this content

Três moedas comemorativas portuguesas, duas de coleção e uma corrente, produzidas pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), estão nomeadas para os Prémios COTY – Coin of the Year, um dos mais prestigiados galardões internacionais na área da numismática.

A moeda de coleção desenhada pelo artista Bordalo II, com o valor facial de 10 € e integrada na série «Arte Contemporânea Urbana», está entre as 10 moedas nomeadas na categoria de Moeda Mais Artística de 2023. Além do aspeto artístico, esta moeda apresenta uma inovação numismática, desenvolvida em parceria com o PIEP — Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, que resulta na incorporação de uma meia-lua de polímero reciclado no momento da cunhagem.

Também nomeada, na categoria de Moeda Mais Inovadora de 2023, está a moeda de coleção «Mundo Digital», desenhada através de Inteligência Artificial e fruto da colaboração entre a INCM e o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC).

A outra nomeada, desta feita na categoria de «Melhor Moeda Bi-Metálica de 2023», é a moeda corrente comemorativa de 2€ criada pelo escultor José Teixeira intitulada «Uma Moeda pela Paz», uma moeda que dá relevo à Paz, enquanto ideal que todos devemos almejar, e que tem curso legal em toda a Zona Euro.

O processo para os prémios Coin of the Year 2024 começou no início de janeiro, com uma convocatória mundial para nomeações. Das aproximadamente 3.400 moedas diferentes lançadas em 2023, cerca de 600 foram submetidas a concurso por casas da moeda, bancos centrais e outras entidades.

Os exemplares nomeados vão agora ser apreciados por um painel internacional de juízes, que irão decidir quais são as moedas vencedoras nas 10 categorias em competição e, entre estas, aquela que será a Moeda do Ano (Coin of the Year).

Os prémios Coin of the Year distinguem o que de melhor se faz no mundo ao nível do design, da técnica, da temática e do marketing de moedas e os vencedores da presente edição serão anunciados na World’s Fair of Money, que se realiza em Chicago, no dia 8 de agosto.

Sobre a INCM
A INCM resulta da fusão de dois dos mais antigos estabelecimentos industriais do País, a Imprensa Nacional, criada em 1768, e a Casa da Moeda, com mais de 700 anos de história. Atualmente, a inovação tecnológica, desenvolvida em parceria com algumas das principais universidades e centros de investigação nacionais, é um dos pilares estratégicos da INCM, cuja missão é criar, produzir e fornecer bens e serviços que exigem elevados padrões de segurança, focados no cliente e em soluções inovadoras. Destacam-se, entre esses bens e serviços essenciais, a produção de documentos de segurança, como o cartão de cidadão ou o passaporte, a autenticação de metais preciosos, a edição do Diário da República, a publicação de obras fundamentais da língua e da cultura portuguesa e a cunhagem de moeda corrente e de coleção.

Tags: