Allianz é o patrocinador principal do IndieLisboa 2018

Report this content

A 15ª edição do IndieLisboa by Allianz tem início hoje e decorre até dia 6 de maio. Pelo 5º ano consecutivo, a Allianz Portugal é o patrocinador principal. O festival conta com 248 filmes, 49 dos quais são portugueses, que serão exibidos no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca, Cinema Ideal, Biblioteca Palácio Galveias e Casa Independente.

A partir do mote “15 anos de cinema livre”, esta edição vai apresentar um total de 85 longas e 163 curtas-metragens. Destas obras, 21 são de autores portugueses, que irão concorrer aos principais prémios da Competição Nacional.

Nas longas, estão presentes filmes de Paulo Carneiro, Susana Nobre, João Viana, Sandro Aguilar e André Gil, que se estreia neste formato. Nas curtas, há filmes de Miguel Seabra Lopes, Rita Figueiredo, Carlos Pereira, Miguel Tavares, Gonçalo Robalo, Jorge Vaz Gomes, Miguel Nunes, Duarte Coimbra, João Salaviza, Ricardo Alves Jr., Filipe Melo, Frederico Mesquita, Tiago Rosa-Rosso, Maria Ferreira, Manuel Brto, André Santos e Marco Leão.

Pela primeira vez, o IndieLisboa vai abrir e encerrar com obras nacionais: “A Árvore”, de André Gil Mata, é o filme de abertura da 15ª edição do festival, no dia 26 de abril, pelas 21h, na Sala Manuel de Oliveira no Cinema São Jorge e “A Raiva”, de Sérgio Tréfaut, o de encerramento, pelas 19h no mesmo local. Entre as duas obras, haverá quase cinco dezenas de novos filmes portugueses para ver espalhados pelas várias secções do festival.

Esta decisão vem no seguimento da defesa do cinema português, da sua liberdade e autonomia face aos constrangimentos comerciais permitida apenas pelo apoio continuado de políticas culturais públicas na área da cultura.

Em destaque estará o olhar sobre o trabalho de Rino Lupo, no documentário de Pedro Lino, e a família do cineasta Tonino De Bernardi, em “O Termómetro de Galileu”, de Teresa Villaverde. Nas sessões especiais, “Quantas Vezes Tem Sonhado Comigo?”, de Júlia Buisel, “O Passageiro”, de Luís Alves de Matos, a par de “O Homem Pykante”, de Edgar Pêra, ou “A Pedra Não Espera”, de Graça Castanheira.

“Este é o quinto ano em que a Allianz volta a patrocinar o IndieLisboa, sendo o patrocinador principal do Festival. Consideramos que é um evento obrigatório no panorama cultural nacional e, por este motivo, faz todo o sentido a Allianz estar associada. O patrocínio ao IndieLisboa insere-se perfeitamente na nossa estratégia de marketing e tem sido uma parceria ganhadora para ambas as partes. A Allianz Portugal é também hoje uma seguradora Indie. Deve ser uma responsabilidade das Empresas devolver à sociedade uma quota parte daquilo que ela nos dá. A Allianz Portugal leva esta missão muito a sério e através do seu apoio ao IndieLisboa pretende colocar em prática esta estratégia”, afirma José Francisco Neves, Diretor Coordenador de Market Management da Allianz Portugal.

Os “heróis independentes” desta edição serão a realizadora argentina Lucrecia Martel, com uma retrospectiva alargada do seu trabalho desde o início com a primeira curta-metragem até ao aclamadíssimo “Zama” e ainda Jacques Rozier, uma referência incontornável da modernidade cinematográfica europeia e figura essencial da nouvelle vague.

Mais uma vez, a Allianz irá premiar a Melhor Longa-Metragem portuguesa, prémio no valor de 5 mil euros, a ser entregue no dia 5 de Maio.

A decorrer também nas mesmas datas, o IndieJúnior – que integra o IndieLisboa by Allianz – conta com filmes e oficinas para os mais novos e este ano, para além das atividades divertidas que compõem a programação, a iniciativa conta também com um animado bailarico que vai pôr todos a dançar, bem como um filme-concerto onde dois bateristas vão acompanhar filmes através da música que compõem em palco.

O programa completo do evento pode ser consultado no site http://www.indielisboa.com.

Sobre a Allianz

A Allianz Portugal integra o Grupo Allianz, um dos maiores grupos financeiros do mundo, presente em mais de 70 países e com cerca de 145.000 colaboradores. Mais de 60 milhões de clientes, a nível mundial, confiam no seu know-how e sentido de responsabilidade. A Allianz Portugal tem, também, como acionista e principal parceiro estratégico, o Banco BPI. Posiciona-se no mercado nacional de forma inovadora, apostando no desenvolvimento de produtos de acordo com as necessidades de segurança dos seus Clientes, na expansão da sua rede de distribuição e na melhoria da prestação de Serviço. Conta atualmente com cerca de 600 colaboradores e mais de 4.500 mediadores em todo o país. Desde Dezembro de 2004, a Allianz Portugal é uma seguradora com Certificação da Qualidade ISO 9001, que abrange a maior parte dos seus produtos e serviços.