Cinema ao Ar Livre na reabertura do Capitólio

Guardem a data: no dia 5 de Maio o Cineteatro Capitólio/Teatro Raul Solnado volta a abrir portas para a aquela que será a primeira sessão de cinema ao ar livre do 14.º IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente. Desde o seu passado cinéfilo do pós-25 de Abril, que teve o seu fim nos anos 90 com o fecho do edifício, esta será a primeira vez que o Capitólio recebe uma programação regular de cinema, durante as datas do festival. De 5 a 13 de Maio, todas as noites, pelas 21h30, será apresentado um filme da secção IndieMusic, no terraço. Na primeira noite apresentamos Tony Conrad: Completely in the Present, o documentário que olha o legado incontornável do “padrinho” dos Velvet Underground.

Nas noites que se seguem, uma bela vista da cidade, no terraço do recém habilitado teatro, serve de pano de fundo para a exibição de: Bunch of Kunst (6 de Maio), The Man From Mo'Wax (7 de Maio), Revolution of Sound. Tangerine Dream (8 de Maio), A Story of Sahel Sounds (9 de Maio), Liberation Day (10 de Maio), Where You're Meant to Be e Talasnal (11 de Maio), Beatbox, Boom Bap Around the World (12 de Maio) e Shot! The Psycho-Spiritual Mantra Rock (13 de Maio). No total serão nove as sessões do IndieMusic a terem lugar no Capitólio, estando as restantes programadas para as restantes salas do festival. Haverá ainda um bar onde será possível, a partir das 20h30 de todos os dias do festival, acompanhar as exibições com cerveja artesanal MUSA.

Durante as exibições de cinema no Capitólio será ainda possível ouvir e questionar alguns dos criadores dos documentários: Conversa com Paul Williams, produtor do filme Tony Conrad: Completely in the Present (5 de Maio), Conversa com Christine Franz, realizadora do filme Bunch of Kunst (6 de Maio), Conversa com Matthew Jones, realizador do filme The Man From Mo'Wax (7 de Maio), Conversa com Florian Klaeger, realizador do filme A Story of Sahel Sounds (9 de Maio) e Conversa com Pascal Tessaud, realizador do filme Beatbox Boom Bap, e Wawad, campeão francês de Beatbox protagonista do filme (12 de Maio).

O IndieLisboa 2017 by Allianz é organizado pela IndieLisboa - Associação Cultural, com o apoio financeiro do Ministério da Cultura/ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, da CML - Câmara Municipal de Lisboa, do Programa Creative Europe da União Europeia e da Allianz; em co-produção com a Culturgest e o Cinema São Jorge e em parceria estratégica com a EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, EEM.