Cerca de 300 pessoas reunidas no Porto para debater Ecossistemas de Inovação

Fórum do Outono realiza-se a 21 de novembro, no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Cerca de 300 pessoas reunidas no Porto para debater Ecossistemas de Inovação

O Ecossistema de inovação e o papel das entidades de interface é o tema em discussão na oitava edição do Fórum INESC TEC do Outono, promovido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). Marcado para a próxima terça-feira, 21 de novembro, o evento mobiliza a sociedade civil, os agentes económicos, as entidades públicas, e representantes do sistema nacional de ciência e ensino superior. Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, tem a seu cargo a cerimónia de abertura. São esperadas cerca de 300 pessoas.

Ciclos de inovação, papel das entidades de interface, políticas de apoio. Na discussão sobre ecossistemas de inovação dinamizada pelo INESC TEC, o objetivo é não deixar nada por dizer. Pedro Guedes de Oliveira, coordenador da Comissão Organizadora do Fórum INESC TEC do Outono, garante que a edição deste ano dará a oportunidade de “ouvir, não só a visão internacional, trazida por destacadas personalidades com reconhecida experiência, como a perspetiva nacional, com representantes de importantes instituições que atuam neste domínio, e de responsáveis de entidades públicas que promovem a sua valorização e financiamento”.

O objetivo é convocar as entidades nacionais que compõem o ecossistema de inovação para debater com elas a melhor forma de o desenvolver com base na realidade atual, tendo como perspetiva o lugar central que as entidades de interface têm nesse processo. “Queremos aprofundar o conhecimento e a compreensão das principais dinâmicas dos ciclos de inovação, do papel dos principais atores e da sua intervenção e posicionamento, bem como das respetivas interações”, explica Pedro Guedes de Oliveira.

Nesse sentido, “a cobertura do ciclo de inovação e o papel das entidades de interface” e as “políticas e programas de apoio aos ecossistemas de inovação” são os dois debates que irão marcar o dia.

O primeiro, moderado por Luís Seca, administrador executivo do INESC TEC, junta Maria Mota, diretora executiva do IMM, José Carlos Pedro, presidente do IT, António Braz Costa, diretor geral do CITEVE, e Ondina Afonso, diretora de qualidade e investigação na MC Sonae.  Uma discussão que aprofundará a dinâmica entre as entidades onde se produz ciência, explorando o papel das instituições de interface no tecido empresarial português, assente em PME com reduzida capacidade de investigação.

O presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, José Manuel Mendonça, assumirá a moderação da conversa sobre políticas e programas de apoio aos ecossistemas de inovação e conduzirá António Bob Santos, membro do conselho de diretores da FCT, Alexandra Vilela, vogal executiva do conselho de administração da ANI, António Cunha, presidente da CCDR-N e Nuno Gonçalves, vogal do conselho diretivo do IAPMEI. O coordenador da Comissão Organizadora do Fórum do Outono adianta que, “tendo em conta a importância assumida pelo PRR e, em particular, as agendas mobilizadoras para a inovação empresarial, era essencial convocar as entidades nacionais diretamente envolvidas nestes processos”.

José Manuel Mendonça junta-se, de resto, a Pedro Guedes de Oliveira, Rui Calçada, diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto e a Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no arranque do encontro, que está marcado para as 11h00.

À semelhança do ano passado, a oitava edição do Fórum do Outono terá no lugar no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O dia contará, ainda, com intervenções de José Carlos Caldeira, administrador do INESC TEC; Rikardo Bueno, diretor geral da BRTA, aliança que promove investigação e desenvolvimento do País Basco, e Philippe Larrue, da DSTI – Directorate for Science Technology and Innovation da OCDE. João Claro, CEO do INESC TEC é responsável pelo encerramento.

O Fórum do Outono é uma iniciativa anual do INESC TEC que visa promover a discussão de temas relevantes para a economia e as políticas públicas e em que a ciência e a tecnologia têm um papel determinante.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Porto, 16 de novembro de 2023