Investigadora do INESC TEC vence prémio internacional de mérito da EDP Labelec com tese que melhora a previsibilidade da produção de energia elétrica de base renovável

Carla Gonçalves é investigadora no INESC TEC desde 2015

Trabalho inovador na área da energia, usando a matemática para melhorar a previsibilidade da produção de energia elétrica de base renovável, garantiu o prémio para melhor tese de doutoramento a Carla Gonçalves

Aos 30 anos, Carla Gonçalves venceu a primeira edição do prémio internacional EDP Labelec Merit Award 2022 para melhor tese de doutoramento, com o tema “Renewable Energy Forecasting – Extreme Quantiles, Data Privacy and Monetization”. A investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) desenvolveu modelos matemáticos que permitem reduzir os erros de previsão da produção de energia elétrica de base renovável, contribuindo para aumentar a integração de fontes de energia renovável na rede elétrica.

Usar métodos matemáticos para equilibrar a produção e o consumo de energia elétrica, reduzindo erros de previsão e garantindo informação de apoio à decisão em sistemas elétricos com forte participação de fontes de energia renovável foi o ponto de partida para o desenvolvimento de uma tese de doutoramento que valeu a Carla Gonçalves o EDP Labelec Merit Award.

Trata-se de um trabalho de investigação desenvolvido no INESC TEC e supervisionado por João Gama e Ricardo Bessa, no âmbito do projeto europeu Smart4RES, com o objetivo de “reduzir os erros de previsão face à variabilidade meteorológica que afeta significativamente a produção oriunda de energias renováveis”, explica Carla Gonçalves.

A investigadora explica que a necessidade de previsão surge uma vez que “as energias renováveis dependem de fatores que não conseguimos controlar, como o vento, as nuvens ou a radiação solar” e adianta: “para além de manter os produtores de energia informados sobre possíveis desvios extremos na produção, quis criar condições para que possam ser realizadas previsões colaborativas, ao permitir a partilha de informação entre diferentes atores”.

“Se eu tenho um parque solar e a meteorologia me diz que está sol na minha localização, a minha previsão será otimista e eu acho que vou produzir bastante, mas se eu souber que na minha vizinhança houve um decréscimo de produção por causa de nuvens, então devia ajustar a minha previsão”, explica destacando o caráter inovador do seu trabalho de investigação já que até aqui, não existia a possibilidade de partilhar esta informação entre as diferentes entidades.

“Este estudo é inovador porque cria incentivos para esta partilha”, garante. “Por um lado, através de modelos que asseguram a privacidade da informação, ao fazer previsão colaborativa, por outro lado, através de um mercado de dados que permite às empresas vender e comprar informação, sendo o valor dos dados proporcional à sua utilidade e benefício para as empresas”.

O trabalho de investigação agora premiado, já resultou numa patente, quatro artigos em revistas internacionais e duas apresentações em conferências internacionais e a investigadora congratula-se por ver o “trabalho reconhecido como contributo relevante para a transição energética”. “Este prémio da EDP Labelec é um incentivo ao desenvolvimento científico, fundamental para atingir os desafios que a transição energética coloca às empresas do setor”, acrescenta.

Recorde-se que Carla Gonçalves foi uma das três finalistas na categoria de Young Energy Trailblazer dos Prémios Europeus de Energia Sustentável, que reconhecem pessoas e projetos que se destacam pela inovação ao nível da eficiência energética e energias renováveis.

Criado em 2022, o EDP Labelec Merit Award é promovido pela EDP Labelec e pela EDP New, empresas de grupo EDP, e distingue as melhores teses de doutoramento ou mestrado sobre áreas energéticas, de modo a contribuir para o desenvolvimento científico nas áreas da energia. Este prémio foi atribuído em ex-aequo com a tese de Doutoramento de Simon Camal, da MINES ParisTech, sobre “Forecasting and optimization of ancillary services provision by renewable energy sources”.