GRUPO BETTER FOODS NA LIDERANÇA DO SECTOR MOAGEIRO NACIONAL

Faturação agregada deverá ficar perto dos 200 milhões de euros no final do ano

• Investimentos em eficiência produtiva e em tecnologia e inovação vieram maximizar as sinergias geradas com a fusão, concretizada há cinco anos, da Moagem Ceres com a Germen

Porto, 13 de outubro - O grupo Better Foods (BF) prepara-se para ascender à liderança do sector português de moagens, devendo encerrar o ano com uma faturação recorde próxima dos 200 milhões de euros, antecipa a administração do grupo.

Resultante de uma aliança entre dois dos maiores operadores moageiros nacionais, concretizada há cinco anos através da fusão do grupo Ceres com a Germen, o novo líder de mercado tem vindo a colher os frutos da estratégia de crescimento sustentado então delineada. Para lhe dar tradução prática, nos anos mais recentes foram investidos mais de cinco milhões de euros na eficiência do processo industrial e em tecnologia e inovação, maximizando as sinergias entre os dois parceiros.

Registaram-se ainda “investimentos na renovação das linhas de moenda de arroz e centeio, que nos permitiram potenciar a operação industrial”, salienta Nuno Tavares, administrador da Better Foods, SA, a sociedade holding do grupo.

Supletivamente, houve também um reforço da capacidade de resposta das linhas de embalamento de produto acabado e “fizemos investimentos de modernização nas áreas de armazenamento e logística”, acrescenta.

O grupo BF emprega, hoje, 275 pessoas e integra sete empresas, quatro delas industriais, dedicadas, essencialmente, à produção de farinhas. É o único “player” ibérico com produção própria de farinhas dos quatro cereais base da alimentação diária do português comum (trigo, milho, arroz e centeio), dispondo ainda de uma linha de produção “glúten free”.

As restantes três empresas estão vocacionadas para a distribuição e os serviços de valor acrescentado prestados aos principais clientes do grupo BF: as indústrias de panificação e pastelaria.

Nos últimos dois anos, passou de um volume de negócios agregado de 131 milhões de euros, no final de 2021, para 192 milhões de euros, no ano passado, o que traduz um incremento das vendas superior a 32%.

Atendendo ao contexto da economia internacional e a alguma retração do consumo de pão no mercado interno, nomeadamente daquele que é produzido pela indústria tradicional de panificação, a administração não espera que a faturação continue a subir a dois dígitos. Mas, à entrada do quarto e último trimestre do ano, estima encerrar o exercício a aumentar vendas e volume de negócios, que em 31 de dezembro deverá ficar perto das duas centenas de milhões de euros.

O mercado doméstico vale sensivelmente 85% das vendas diretas, sendo Espanha, Polónia, Reino Unido, Angola, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe os seis principais destinos dos produtos exportados pelas empresas BF.

• Grupo transforma 400 mil toneladas de cereais em 2023

Os produtos BF estão presentes 24 horas por dia na vida quotidiana dos portugueses. Basta referir que nos moinhos das quatro empresas industriais do grupo – Moagem Ceres, no Porto; Germen e Carneiro Campos, em Matosinhos; e Granel, em Vila Franca de Xira – vão ser transformadas, até ao fim do ano, cerca de 400 mil toneladas de cereais. A maior parte da produção resultará em farinha de trigo para a panificação tradicional e outros ramos da fileira agroalimentar nacional.

Mas, nas contas do grupo têm expressão também a produção de farinhas de centeio, arroz e milho. Fruto dos investimentos que tem realizado em I&D e tecnologia, o grupo BF, através da Germen, é hoje uma referência relevante, igualmente, no fabrico de farinhas BTP (sigla de baixo teor em pesticidas) para alimentação infantil e de farinhas e preparados alimentícios sem glúten.

A isto acresce a produção customizada de farinhas para os principais operadores da indústria alimentar nacional e de farinhas especiais e de sêmolas de milho para as indústrias cervejeira e de cereais de pequeno almoço. É este o negócio “core” da centenária Carneiro Campos, instalada em Custóias, Matosinhos.

O portfólio BF abarca também farinhas para utilização doméstica, melhorantes e misturas enriquecidas de farinhas para uso industrial, assim como sêmeas de trigo e milho para consumo animal.

Com famílias de produtos dirigidas a diferentes sectores da fileira agroalimentar, a oferta Better Foods é comercializada sob 11 marcas: Amparo (linha premium), Ceres, Eyra (“glúten free”), Granel, Germen, Padeirinha, Pérola, Farifina, Carneiro Campos, Gergran e Harinas Ceres.

Na principal área de atividade do grupo BF, destaca-se a Moagem Ceres, a operar ininterruptamente há 108 anos e um verdadeiro ícone na paisagem urbana da freguesia portuense de Campanhã. É líder nacional na produção de farinhas de trigo e de misturas enriquecidas para padarias com fabrico próprio.

“O posicionamento de liderança de que a Ceres goza no mercado não é de agora. É uma empresa que tem sabido aliar tradição com modernidade e serviço ao cliente. É o único ‘player’ do sector com produção própria de farinhas e derivados dos quatro cereais base presentes na dieta diária da maioria dos portugueses: trigo, milho, centeio e arroz. A juntar a isto, é o maior fabricante nacional de farinhas isentas de glúten. São atributos que induzem confiança no mercado e nos fazem evoluir e inovar”, assinala Nuno Tavares.

Mais a Sul, em Alverca, localiza-se a Granel, a primeira resposta industrial do grupo às necessidades de farinhas de trigo para panificação e outros sectores da fileira agroalimentar desta região do país.

• Website no “Dia Mundial da Alimentação” para vincar liderança

Na área da logística e da distribuição, operam a Montepan e a Harinas Ceres. A primeira, estrategicamente localizada em Montemor-o-Velho, funciona 24 horas por dia e garante o abastecimento atempado de toda a oferta Better Foods no território continental, sendo o principal braço comercial do grupo junto da sua base de mais de 2000 clientes.

A outra empresa opera unicamente em Espanha e dispõe de entrepostos na Galiza e na Andaluzia, a partir dos quais assegura a comercialização de toda a gama de produtos BF no país vizinho.

Do grupo faz ainda parte a Gergran, “joint venture” 50/50 com o grupo cooperativo francês Vivescia, fabricante dos produtos congelados de padaria e pastelaria da marca Délifrance, que em Portugal são distribuídos e comercializados por esta empresa.

No topo do grupo BF está a holding que agrupa os dois universos acionistas, ambos de raiz familiar, que protagonizaram a operação de concentração, lançada em 2017, e consumada um ano depois, com a fusão da Moagem Ceres e da Germen. Atualmente, 85% do capital da Better Foods, SA pertence aos antigos proprietários da Ceres, a MCFI, SGPS, cabendo os restantes 15% à Ribatejana, Lda., onde estão reunidos os antigos acionistas da Germen.

É esta nova arquitetura organizacional e posicionamento de liderança do grupo BF que espelha o website que fica online na próxima segunda-feira, 16 de outubro, “Dia Mundial da Alimentação”, instituído em 1981 pela FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Também para assinalar a data e projetar a integração da Moagem Ceres no grupo Better Foods, haverá, durante a manhã de segunda-feira, a distribuição gratuita de pão, de vários tipos, na estação ferroviária de Campanhã, no Porto.

“A Ceres está em Campanhã desde 1915 e mantém uma relação de vizinhança muito antiga com a ferrovia e os comboios, através do qual recebia os cereais que transformava”, sublinha Nuno Tavares. Por isso, o grupo decidiu “chamar a atenção dos adeptos do transporte ferroviário para essa ligação tão forte e afetiva” no “Dia Mundial da Alimentação” e em plena estação de comboios, “para que quem comece o dia utilizando a gare de Campanhã desfrute da experiência prazerosa de degustar um pão de excelência, fabricado pela panificação tradicional portuense com produtos Better Foods”.

……………………………………………..….

inflyence® - Porto, 13 de outubro de 2023

Para mais informações:

Olga Sousa

olgasousa@inflyence.com

Tlm. 939 684 896

►Sobre as empresas industriais do grupo Better Foods, é favor consultar:

►Fotos passíveis de aproveitamento jornalístico em https://we.tl/t-rk9nCadwFP

Tags: