• IPAM/

IPAM: Estudo mostra que antigos alunos estão a ocupar cargos de direção

Report this content

Estudo analisa as funções ocupadas pelos alumni desde o primeiro emprego até à posição atual, com um destaque para uma maior prevalência de posições de diretores-gerais e gestores.

O Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) apresentou os resultados do seu estudo sobre a evolução profissional dos seus ex-alunos, realizado entre março e setembro de 2023. Este estudo, que analisou a carreira de 1171 ex-alunos (alumni), revela um progresso profissional notável e a eficácia da formação oferecida pelo IPAM.

Com uma participação equilibrada entre géneros e uma predominância de residentes em Portugal, especialmente em Lisboa e Porto, o estudo evidencia a forte presença dos alumni do IPAM no mercado de trabalho nacional e internacional. Cerca de 94% dos alumni trabalham em Portugal, sendo que 39.4% estão em Lisboa e 33.7% no Porto. Apenas 6,1% trabalham fora do país, sendo que destes, 66,7% estão na Europa, com Espanha e Reino Unidos como os destinos europeus mais significativos.

Observou-se uma evolução significativa nas carreiras dos participantes, com um aumento de posições de liderança e uma diversificação nos setores de atuação. 13,5% dos ex-alunos do IPAM assumem atualmente o cargo de Diretor Geral, 11,3% de Gestor Comercial e 8,7% de Gestor de Marketing. Tendo em conta a função assumida quando entraram no mercado de trabalho, 14,1% assumiu o cargo de Gestor Comercial, 13,9% de Assistente de Marketing e 10,8% de Assistente Comercial.

Relativamente aos setores das empresas onde trabalham os ex-alunos, o “top 3” mantém-se inalterado, mas com diferentes incidências: Manufacturing (21,1% no 1º Emprego / 24,1% Emprego Atual), Services (15,1% no 1º Emprego / 20,8% no Emprego Atual) e Retail (14,9% no 1º Emprego / 9,9% no Emprego Atual).

“O IPAM celebra o sucesso dos seus antigos alunos e reafirma o seu compromisso com a oferta de uma educação de qualidade, preparando os estudantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho global. Esta análise não só reforça o valor da formação adquirida no IPAM mas também destaca a instituição como um pilar na educação de futuros líderes no mundo dos negócios e marketing”, refere Daniel Sá, Diretor Executivo do IPAM.

Pode ler mais informações e detalhes completos do estudo enviado em anexo.

Ficha Técnica
O estudo Alumni do IPAM, realizado entre março e setembro de 2023, analisou dados de 1171 ex-alunos inscritos no LinkedIn, abrangendo os alumni de Aveiro, Lisboa e Porto. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi conduzida por uma equipa liderada pelas Professoras Isabel Machado, Cidália Neves e Luíza Martinez, com a assistência de Teresa Araújo, Diana Coimbra, Carolina Rocha e Marta Vicente.

Caracterização da Amostra
O estudo apresentou uma divisão quase equitativa de participação entre os géneros, com uma ligeira predominância feminina (53,5%). A grande maioria dos alumni reside em Portugal (93,9%), especialmente em Lisboa (39,4%) e Porto (33,7%). Entre os que vivem no estrangeiro, a Europa destaca-se como o continente mais comum para residência.

Conclusões
O estudo revela a trajetória de sucesso dos ex-alunos do IPAM no mercado de trabalho, destacando a qualidade da formação recebida e a sua aplicabilidade em diversos setores, assim como o compromisso da instituição com o sucesso contínuo dos seus alunos e ex-alunos no mercado de trabalho global.

Sobre o IPAM
O IPAM lidera o ensino do Marketing em Portugal há mais de 40 anos, sendo a Marketing Business School que se dedica ao desenvolvimento de líderes de negócio capazes de criar visões estratégicas de sucesso num mundo em constante evolução. Com uma oferta educativa completa de Licenciaturas, Mestrados, Cursos Superiores Profissionais e Formação de Executivos nas áreas do Marketing, Negócios e Tecnologia, disponível através dos seus campus no Porto, em Lisboa ou 100% Online, o IPAM destaca-se pelo seu modelo académico imersivo e inovador com forte ligação ao mercado, em que os estudantes desenvolvem soluções para desafios reais de empresas nacionais e internacionais em cerca de 85% das unidades curriculares, potenciando a sua empregabilidade em qualquer parte do mundo.
Para mais informações sobre o IPAM: www.ipam.pt

Tags: