• ISQ/

ESCOLAS DE BAIXO CARBONO - NOVO PROJETO INTERNACIONAL COORDENADO POR PORTUGAL

• O projeto ClimACT vai apoiar a transição para uma economia de baixo carbono nas escolas;
  • Serão desenvolvidas ferramentas de apoio à decisão, novos modelos de negócios, ferramentas educacionais e será criada uma rede temática para aumentar a consciencialização e capacitação;
  • O Projeto terá uma duração de 3 anos e será desenvolvido por um consórcio de 9 entidades europeias oriundas de 4 Estados Membros, entre os quais se encontra o Grupo ISQ;
  • O ISQ, através do Sustainable Innovation Centre, irá liderar a criação de uma plataforma para promoção dos investimentos em eficiência energética;
  • Kick-off do Projeto no dia 7 de Setembro de 2016;
  • Orçamento global de 1,4 milhões de euros para 36 meses.
Lisboa, 6 de Setembro de 2016

O ClimACT “Acting for the transition to a low carbon economy in schools – development of support tools” foi recentemente aprovado no âmbito do programa Interreg SUDOE e será liderado por Portugal, estando o Grupo ISQ inserido numa das quatro entidades nacionais que coordenam o projecto. Este projeto será implementado em 35 escolas piloto de Portugal, Espanha, França e Gibraltar.
O projeto ClimACT pretende apoiar a transição para uma economia de baixo carbono nas escolas, assentando em quatro linhas de atuação: desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão que permitirão às escolas aumentar sua eficiência energética, através da gestão inteligente de recursos, energias renováveis e alteração de comportamentos; desenvolvimento de modelos de negócio e de novas estratégias de gestão energética para as escolas; desenvolvimento de ferramentas educacionais para a sensibilização em baixo carbono; criação de uma rede temática/Living Lab na região SUDOE (Sudoeste Europeu) para promover a consciencialização e capacitação.

A coordenação do Projeto será efetuada pelo Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), unidade de investigação do Instituto Superior Técnico, sendo o consórcio constituído por 9 entidades europeias: 4 de Portugal, o IST, o ISQ, a Edigreen e a Associação Bandeira Azul da Europa; 2 de Espanha; 2 de França e 1 do Reino Unido (Gibraltar). O ClimACT terá uma duração de 3 anos.
O programa Interreg SUDOE visa promover a cooperação transnacional para resolver problemas comuns às regiões do Sudoeste Europeu, estando o projeto ClimACT inserido no eixo prioritário “Economia de Baixo Teor de Carbono”. O projeto ClimACT tem um orçamento global de cerca de 1,4 milhões de euros e este programa aprovou um financiamento de 993 mil euros (FEDER), dos quais cerca de 450 mil euros serão afetos à participação portuguesa.

A reunião de kick-off do Projeto realizar-se-á no Campus Tecnológico e Nuclear do IST no dia 7 de Setembro de 2016.

O ISQ, através do Sustainable Innovation Centre (unidade que desenvolve investigação aplicada nas áreas de Energia, Ambiente e Segurança), terá como contributo principal para o Projeto a inovação no âmbito dos modelos de negócios para eficiência energética. Neste sentido, irá liderar a criação de uma plataforma para promoção dos investimentos em eficiência energética.
A área da eficiência energética em edifícios tem já uma longa tradição no ISQ, de onde se destaca a participação recente no projeto MOEEBIUS “Modelling optimization of energy efficiency in buildings for urban sustainability” inserido no competitivo programa europeu de apoio à Investigação e Desenvolvimento, o Horizonte 2020.

SOBRE O GRUPO ISQ

O Grupo ISQ é a maior organização privada tecnológica de prestação de serviços com sede em Portugal. Fundado em 1965, hoje atua em mais de 20 países espalhados por 4 continentes. Dedica-se à prestação de serviços de inspeção, ensaio, formação e consultoria técnica. Nos últimos 50 anos, contribuiu para a construção da maioria das unidades industriais portuguesas, em áreas tão variadas como a construção de centrais de energia térmica ou eólica, refinarias, petroquímicas, papeleiras, o alargamento da Ponte 25 de Abril, etc. Mais de metade da sua atividade, nacional e internacional, consiste em serviços especializados com forte incorporação tecnológica, como é o caso de ensaios complexos, engenharia no domínio da integridade estrutural, controlo de qualidade das mais diversas construções industriais, conceção e gestão de infraestruturas tecnológicas e laboratórios, formação e Investigação & Desenvolvimento. Há mais de 25 anos que integra projetos de I&D nacionais e internacionais, tendo investido mais de 55 milhões de euros em projetos de I&D nos últimos dez anos e participado em mais de 400 projetos em colaboração com cerca de 1200 parceiros. O grupo ISQ é composto por mais de 40 empresas, tem presença em 16 países e emprega mais de 1.400 colaboradores em todo o mundo. Mais em http://www.isq-group.com.