• ITUp/

Formação da ITUp em OutSystems pretende gerar mais de um milhão de euros em salários anuais na Ilha Terceira

60 novas vagas para formação em 2019
• Investimento de 300 mil euros do Governo Regional dos Açores
• Desde 2016, a ITUp tem 98,8 por cento de taxa de empregabilidade
• Candidaturas para bootcamp gratuito estão abertas até 11 de março

A formação de programadores em OutSystems, feita pela ITUp, nova parceira do Governo Regional dos Açores na Terceira Tech Island 2019, pretende criar 60 novos postos de trabalho, gerando um aumento salarial anual potencial superior a 1 milhão de euros, na região.

OutSystems é uma ferramenta de desenvolvimento rápido de aplicações de software (low code) e um dos três “unicórnios” nacionais (empresas que valem mais de mil milhões de euros). A formação nesta plataforma alternativa às tradicionais linguagens de programação traz um conjunto alargado de vantagens para os formandos, segundo explica Luís Campos, CEO da ITUp, e “contribuirá de forma decisiva” para o principal objetivo deste bootcamp intensivo de programação: transformar a ilha Terceira num centro de empresas tecnológicas.

“A OutSystems permite aos programadores desenvolver aplicações web e mobile de forma mais rápida e simples do que as tradicionais linguagens de programação e codificação, caracterizadas pela sua complexidade e elevado nível de abstração. Integrando, numa única plataforma, soluções de programação e de inteligência artificial, esta tecnologia torna possível desenhar desde complexos sistemas de suporte à produção até aplicações internas para colaboradores ou clientes”, começa por explicar Luís Campos.

“Através de ferramentas visuais, intuitivas e, por isso, mais fáceis de aprender, a OutSystems oferece uma solução de programação rápida e com altos níveis de produtividade: bastam dias ou semanas, consoante a complexidade dos projetos, quando antes eram necessários meses ou anos”, acrescenta.

O público-alvo desta formação são residentes nos Açores, preferencialmente, com formação em engenharia e matemática ou cursos profissionais tecnológicos. A formação em OutSystems é gratuita, tem a duração de 12 semanas e arranca no dia 25 de Março de 2019, podendo as candidaturas ser feitas em https://academy.itup.pt/turn-up-terceira-tech-island/, até ao dia 11 de março. Será disponibilizado alojamento gratuito aos formandos que o requisitarem.

Entre as muitas vantagens de uma carreira OutSystems, estão a elevada taxa de empregabilidade, muito perto dos 100 por cento, e os salários acima da média. Segundo o Salary Survey 2019, levado a cabo pela consultora Robert Walters, um programador OutSystems, com 2 a 5 anos de experiência, aufere em média, entre 25 e 40 mil euros anuais.

“Desde 2016, a ITUp formou 1134 pessoas em OutSystems, por todo o mundo, e criou 180 novos empregos. Temos uma taxa de empregabilidade de 98,8%, um número muito atrativo para qualquer pessoa que pretenda seguir a área da
programação”, afirma Luís Campos.

A parceria com a ITUp representa um investimento de 300 mil euros para o Governo Regional dos Açores e permitirá criar 60 novas vagas para formação, de um total de 220, da Terceira Tech Island.

“Tendo em conta o crescente número de empresas nacionais e internacionais de grande dimensão a trabalhar com OutSystems, fazia todo o sentido disponibilizarmos também esta formação”, explica Sérgio Ávila, vice-presidente do executivo açoriano, para quem “a introdução de formação numa nova plataforma de programação é sinónimo de maior diversidade de opções para os formandos e de um consequente aumento de oportunidades para atrair empresas que queiram instalar-se neste Hub tecnológico”.

Entre as empresas que usam a plataforma OutSystems e que já receberam formação da ITUp estão a Deloitte, KPMG, Roff, Altran, Everis, Novabase, MEO, Liberty Seguros, Banco CTT, CTT, Santander, Lusitania Seguros, Mercedes Benz ou Galp, por exemplo. No total a ITUp tem 81 clientes, espalhados pelos cinco continentes.

Para Ricardo Araújo, Diretor de Talento do Ecossistema da OutSystems, esta é uma iniciativa que vem dar resposta a uma necessidade premente: “A procura do mercado por profissionais especializados na nossa plataforma é cada vez maior. O projeto Terceira Tech Island com a ITUp alinha-se completamente com a estratégia de aumentar o número de developers OutSystems em regiões com ainda poucos profissionais especializados nesta tecnologia”.

Sobre a ITUp
Os serviços de formação da ITUp são projetados para criar profissionais de desenvolvimento altamente qualificados do OutSystems, que possam responder à crescente procura nos cinco continentes. Com três MVPs da OutSystems e mais de 20 Certified OutSystems Professionals, incluindo quatro Expert Developers e três Support Engineers na equipa, a ITUp adota os valores da OutSystems e tem uma taxa de certificação superior a 90 por cento. A ITUp não só fornece uma formação rápida e de qualidade, do nível básico ao avançado, mas também desafia os seus clientes a serem os melhores no que fazem como profissionais da OutSystems.

Sobre o Terceira Tech Island
A Terceira Tech Island é um projeto do Governo dos Açores, em sintonia com o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira e tem como principal objetivo atrair e criar condições para o desenvolvimento de empresas de programação nos Açores, requalificação a população ativa residente nos Açores com vontade de agarrar uma carreira como programador, em particular na ilha Terceira, como alternativa a minimizar ou anular os efeitos da redução na Base das Lajes.

Tags: