• Jaba Recordati Portugal/

TechnoPhage anuncia o início do Ensaio Clínico de Fase I/IIa do medicamento biológico TP-102 desenvolvido para o tratamento de infeções do pé diabético

A TechnoPhage, empresa biofarmacêutica Portuguesa, anunciou que foi iniciado o Ensaio Clínico de Fase I/IIa do TP-102, um cocktail de bacteriófagos naturais destinado ao tratamento de infeções do pé diabético. O Ensaio Clínico REVERSE foi desenhado para aferir a segurança e a tolerabilidade deste medicamento em indivíduos com úlceras de pé diabético, avaliando também a redução das bactérias responsáveis pela infeção.

Este cocktail de bacteriófagos foi desenvolvido para tratar infeções causadas pelas bactérias Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Acinetobacter baumannii, que contribuem para a morbilidade e mortalidade de doentes diabéticos, e cuja resolução não é muitas vezes encontrada nas abordagens terapêuticas atuais.

“Este é o primeiro produto do pipeline da TechnoPhage a entrar em fases clínicas, constituindo um marco da maior relevância não só para a empresa, mas também para a terapia fágica”, referiu Miguel Garcia, CEO da TechnoPhage. “O nosso principal objetivo é fornecer um tratamento seguro para uma necessidade médica que atualmente não dispõe de tratamentos verdadeiramente eficazes”.

O estudo está a ser conduzido em Israel, sob a aprovação do Ministério da Saúde local, assim como pela FDA - Food and Drug Administration - dos Estados Unidos da América. Este será  o primeiro medicamento biológico, com patente Portuguesa, a obter uma autorização para ensaio clínico concedida por esta entidade.

Sobre a TechnoPhage
A TechnoPhage é uma empresa biofarmacêutica inovadora focada na Investigação e Desenvolvimento (I&D) de novas moléculas biológicas em diversas áreas terapêuticas. A empresa aposta em três plataformas tecnológicas distintas e desenvolve soluções completas de produtos com o objetivo de dar resposta a diferentes necessidades clínicas nas áreas da infeção, neurociências, oftalmologia e oncologia. A TechnoPhage está determinada em aumentar o seu pipeline de tecnologias proprietárias e produtos derivados. Mais informações disponíveis em www.technophage.pt.