Jerónimo Martins integra índice mundial de igualdade de género

Report this content

Lisboa, 27 de Janeiro de 2027 – O Grupo Jerónimo Martins foi integrado pela primeira vez no Bloomberg Gender-Equality Index. A edição de 2021 deste índice, que foi hoje divulgada, inclui um conjunto restrito de 380 empresas de 11 sectores de actividade e originárias de 44 países. Na lista de membros que integram este índice, o Grupo Jerónimo Martins é a única empresa portuguesa do seu sector, que é apenas representado por 25 empresas de todo o mundo.

Para Susana Correia de Campos, Head of Corporate Employee Relations do Grupo Jerónimo Martins, “a estreia neste prestigiado índice é mais um marco e um reconhecimento, que encaramos com satisfação e também com sentido de responsabilidade, pelo trabalho que temos desenvolvido na promoção da igualdade de género. Somos um Grupo internacional, com mais de 115 mil colaboradores em três países, que se orgulha de ter 67% de mulheres a desempenharem cargos de gestão.”

A metodologia do Bloomberg Gender-Equality Index passa pela ponderação de dois factores: 30% para “disclosure” (divulgação de informação) e 70% para “data excellence” (desempenho). No conjunto das duas dimensões, o Grupo obteve uma classificação de 65%, suportada principalmente pelos 98% em “disclosure” e pelos 80% em “igualdade salarial” e “políticas contra o assédio sexual”, dois dos cinco blocos que compõem a avaliação em “data excellence”. No total, o índice avalia mais de 100 indicadores.

O caminho percorrido em 2020 em matéria de igualdade de género
No âmbito do trabalho desenvolvido no Grupo em matéria de igualdade e não discriminação, e na sequência da legislação em vigor em Portugal, em 2020 Jerónimo Martins publicou o Plano de Igualdade entre Homens e Mulheres para o biénio 2020-21.
No mesmo ano, aderiu ao Target Gender Equality, um programa concebido para os membros do Global Compact das Nações Unidas que é destinado a acelerar a igualdade de género nas empresas. Este programa tem como propósito a definição de metas ambiciosas para a representação e liderança das mulheres, em todos os níveis e em todas as áreas, alinhando as empresas envolvidas com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 (ODS 5) da Agenda 2030 da ONU – “Alcançar a igualdade de género e dar poder a todas as mulheres e raparigas”.
Ao abrigo desta iniciativa, o Grupo realizou um diagnóstico interno de igualdade de género com a aplicação da ferramenta Women's Empowerment Principles (WEPs) Gender Gap Analysis. Este exercício foi fundamental para a identificação dos pontos mais fortes e dos que têm maior margem de progressão dentro do Grupo, no âmbito do empoderamento da mulher.

A igualdade de género no ADN e no quotidiano do Grupo Jerónimo Martins
Nas operações do Grupo em Portugal, é evidente o peso preponderante das mulheres nos cargos de gestão e de decisão. Na actual Direcção Executiva do Pingo Doce, 50% dos membros são mulheres, com responsabilidades e funções muito diversas, como direcção-geral, direcção de operações, direcção financeira, direcção de recursos humanos ou direcção de marketing. Também a Direcção Executiva do Recheio tem 50% de mulheres na sua composição.

O Grupo Jerónimo Martins emprega mais de 115 mil colaboradores no conjunto dos três países onde desenvolve os seus negócios: Portugal, Polónia e Colômbia. No total, as mulheres representam 76% da força de trabalho e 67% dos cargos de gestão.

Mais informações sobre o 2021 Bloomberg Gender-Equality Index disponíveis em:  https://bloomberg.frontify.com/d/nKGYAwB33RBK/2021-gender-equality-index

Tags: