WWF E JERÓNIMO MARTINS UNEM-SE PARA PROTEGER ESPÉCIES EMBLEMÁTICAS

Report this content

·         Campanha de angariação de fundos vai decorrer nas lojas do Grupo Jerónimo Martins em Portugal (Pingo Doce), Colômbia (Ara) e na Polónia (Biedronka);
·         Iniciativa pretende apoiar a protecção dos cavalos-marinhos, linces ibéricos e lobos ibéricos, em Portugal, jaguar, tartaruga-de-pente e urso-andino, na Colômbia, e lince-euroasiático, boto e urso-pardo, na Polónia.
A WWF - World Wide Fund for Nature e o Grupo Jerónimo Martins uniram-se para apoiar a protecção de algumas espécies animais emblemáticas, como forma de comemorar três datas simbólicas para a conservação ambiental. Esta parceria, que se inicia hoje, materializa-se numa campanha de angariação de fundos através da venda de vales nas lojas Pingo Doce, em Portugal,  Ara, na Colômbia, e Biedronka, na Polónia, e irá decorrer até ao final de Julho. O valor angariado reverterá na íntegra para a protecção de três espécies endógenas de cada um destes países

Entre hoje e o dia 22 de Maio, em que se celebra o Dia Internacional da Biodiversidade, vão estar disponíveis nas caixas de pagamento de todas as lojas do Pingo Doce vales de 1, 2 e 3 euros, que serão aplicados em projectos de protecção de cavalos-marinhos, linces e lobos ibéricos. Estas espécies, cuja presença no ecossistema português se encontra comprometida, são o foco de alguns dos projetos de conservação levados a cabo pela ANP|WWF em Portugal. A implementação desta iniciativa em Portugal resulta da parceria entre a ANP|WWF - Associação Natureza Portugal, em associação com a World Wide Fund for Nature, e o Grupo Jerónimo Martins.

Para Ângela Morgado, da ANP|WWF, “esta é uma campanha inovadora em Portugal. É a primeira vez que uma ONG de ambiente se junta a uma empresa de distribuição através da produção de vales que podem ser adquiridos pelos clientes das lojas Pingo Doce para apoiar projetos ambientais e espécies emblemáticas nacionais que estão em perigo”.

O cavalo-marinho é uma das espécies mais frágeis do mundo devido a causas como, por exemplo, a pesca ilegal, a poluição e as alterações climáticas. No nosso país, a população diminuiu drasticamente nos últimos 10 anos, tendência que a ANP|WWF pretende reverter através do projeto “Cavalos Marinhos Desconhecidos”. Com a compra do vale de oferta de 1€, a totalidade do valor reverte para este projeto.

O lince-ibérico, espécie endógena de Portugal e Espanha, é o felino mais ameaçado, existindo actualmente apenas 589 no mundo. Esta espécie e o lobo ibérico, cuja população em Portugal não excede os 300 elementos, são o foco do projeto “Grandes Carnívoros da Europa”, que visa a cooperação e a troca de informação transfronteiriça. A compra dos vales de 2€ e 3€, respetivamente, irá contribuir para a sua conservação em território nacional.

Em Junho, para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, os vales estarão à venda nas lojas Ara, na Colômbia, o segundo país com maior biodiversidade do mundo. O Dia Mundial da Conservação da Natureza, em Julho, será celebrado na Polónia, através da venda dos vales nas lojas da Biedronka. Cavalos-marinhos, linces ibéricos e lobos ibéricos, em Portugal, jaguar, tartaruga-de-pente e urso-andino, na Colômbia, e lince-euroasiático, boto e urso-pardo, na Polónia, são as espécies que vão beneficiar desta parceria internacional entre a WWF e a Jerónimo Martins.

Até Janeiro de 2020, a WWF irá divulgar um relatório para informar de que forma os donativos foram aplicados em cada um dos países.

Notas para os Editores:
O último relatório científico da Plataforma Intergovernamental para a Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES) da ONU indicou que, neste momento, das 8 milhões de espécies de plantas e animais existentes no planeta, 1 milhão estão em vias de extinção e provavelmente irão desaparecer nas próximas décadas.  Esta informação corrobora o Relatório Planeta Vivo de 2018 da WWF, no qual se verificou que as populações mundiais de peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis diminuíram em média 60% entre 1970 e 2014. As principais ameaças às espécies estão diretamente ligadas às atividades humanas, incluindo perda e degradação de habitats e sobre exploração da vida selvagem.

Enviamos em anexo o comunicado na íntegra e os três vales que estão à venda no Pingo Doce a partir de hoje.

Tags: