Atrys aumenta receitas em 33% e confirma a guidance de 2023

Report this content

• A empresa continua a impulsionar o seu crescimento orgânico através da abertura de novos centros, como o Serviço de Medicina Nuclear do SJD Pediatric Cancer Center de Barcelona, duas novas clínicas oncológicas no México e o novo laboratório de patologia em Madrid

• A Atrys continua a ampliar as alianças com relevantes grupos de saúde, como os Hospitales Parque e a Sanitas em Espanha, Hospitales MAC, Salud Interactiva e BUPA no México e com o Grupo Lusíadas em Portugal

•  A Atrys situa-se entre as empresas de saúde com melhores resultados em ESG a nível mundial, segundo o último ranking publicado pela Clarity AI

29 DE SETEMBRO DE 2023 – A Atrys, empresa healthtech global que presta serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento médico de precisão, pioneira em telemedicina e tratamento oncológico, anunciou os seus resultados do primeiro semestre de 2023, os quais refletem um crescimento das principais magnitudes financeiras que permitem à empresa reiterar a sua aposta por conseguir a guidance avançada para o exercício 2023.

No seu segundo exercício como integrante do Mercado Principal da Bolsa espanhola, a Atrys alcançou uma faturação de 118,2 milhões de euros nos seis primeiros meses do exercício 2023, 33% acima dos 88,9 milhões de euros registados no mesmo período de 2022.

A Margem Bruta do primeiro semestre de 2023 situou-se em 86 milhões de euros, 15,4% mais que no mesmo período do exercício anterior. O EBITDA ajustado cresceu até aos 25,7 milhões de euros, o que supõe um aumento de 21,4% relativamente aos 21,19 milhões de euros no mesmo período de 2022.

O investimento na CAPEX alcançou os 6,9 milhões de euros, dos quais 2,3 milhões correspondem à expansão ligada às aberturas dos novos centros de produção. Apesar deste aumento, o fluxo de caixa operativo ajustado neste período aumentou 11,3% em relação ao primeiro semestre de 2022, chegando aos 18,75 milhões de euros.

Em matéria de ESG (Environmental, Social and Governance), a Atrys acaba de alcançar o percentil 89, que se traduz no 11º lugar num universo de 100 empresas do sector de serviços de saúde, no último ranking publicado pela Clarity AI - plataforma tecnológica para análise de impacto social e no meio ambiente das empresas de referência a nível global.

Em matéria de Meio Ambiente, e em relação aos seus pares, a Atrys situa-se como líder na Europa e em segundo lugar a nível mundial. Um novo marco de especial relevância para a Atrys, que demonstra o seu compromisso com a sustentabilidade e com os critérios ESG.

Crescimento em todas as linhas de atividade

A evolução do valor de negócios respeitante a 2022 também é muito positiva, resultando num crescimento ‘like for like’ de 9% e de 10,3% em receitas relacionadas com COVID.

O crescimento da área de negócio de Oncologia Médica e o comportamento positivo da Radioterapia em Espanha permitiram que a área de Oncologia aumente 9%. A área de Diagnóstico apresenta um importante crescimento de 20,4%, mantendo esta tendência em todas as sub-áreas de negócio de diagnóstico. No que se refere à área de Prevenção, a melhoria na taxa de retenção de clientes traduziu-se num crescimento de 7,3% em receitas, enquanto a Compliance aumentou o seu volume de negócio em 2,8%.

Alianças com grandes operadores e abertura de novos centros

Neste exercício, a Atrys está a centrar-se no seu crescimento orgânico, fortalecendo as suas diferentes áreas de negócio através da otimização das operações e a materialização de sinergias. Também está a impulsionar os acordos com grandes operadores; bom exemplo disso são as alianças assinadas na primeira metade do ano com os Hospitales Parque em matéria de diagnóstico e medicina de prevenção, e com os Hospitales MAC em oncologia e diagnóstico clínico no México.

Mais recentemente, a empresa fechou um novo acordo com o grupo português Lusíadas Saúde para oferecer cuidados de saúde especializados em Portugal, e no México com a MAC Hospitales, a BUPA e a Salud Interactiva para reforçar a terapia oncológica, prestar serviços de oncologia médica e genética avançada, e desenvolver vários projetos de saúde.

No âmbito oncológico, cabe destacar a abertura, em fevereiro, do Serviço de Medicina Nuclear do SJD Pediatric Cancer Center Barcelona, as primeiras instalações em Espanha especializada no diagnóstico e tratamento do cancro pediátrico, e a abertura de duas novas clínicas oncológicas no México - uma em Celaya (Guanajuato) e outra em Puerta Polanco, Cidade do México.

No que diz respeito à área de diagnóstico, a empresa abriu recentemente um laboratório de patología em Madrid que conta com os últimos avanços tecnológicos e levou a cabo diversos investimentos nos seus laboratórios de genética e patologia para ganhar competitividade e eficiência.