Banco BIC financia maior operação de investimento imobiliário dos últimos 10 anos na zona central de Lisboa

O Banco BIC foi a entidade bancária responsável pelo financiamento da aquisição do emblemático conjunto de quatro edifícios onde se encontra instalada a sede corporativa da EDP, na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa.
A compra destes importantes imóveis foi concretizada pela Global Asset Capital, uma firma de investimento global com presença nos EUA e na Europa, configurando a maior operação de investimento imobiliário institucional concretizada nos últimos 10 anos na zona de negócios mais nobre da capital.
A consultora imobiliária JLL representou o comprador no negócio de investimento, tendo, no âmbito desta instrução, sido responsável pela negociação dos termos do financiamento contratado com o Banco BIC.
Esta operação de financiamento poderá ser encarada como um reflexo da crescente reabertura da Banca portuguesa à atribuição de crédito à economia nacional, o que deverá constituir um impulso positivo considerável para a evolução do mercado de investimento imobiliário português, que nos últimos anos se tem deparado com restrições de acesso ao financiamento.
“Consideramos que a operação que nos foi proposta reúne as condições de risco e rendibilidade adequadas aos pressupostos internos de captação de novo crédito e integra-se na estratégia de crescer em clientes que proporcionem uma combinação equilibrada de volume e margem, com o objetivo de cumprir um ganho de quota de mercado em crédito concedido”, refere uma fonte oficial do Banco BIC.
Fernando Ferreira, Diretor de Capital Markets da JLL, considera que “o facto de uma operação desta dimensão ter sido financiada por um Banco português é uma excelente notícia para o mercado de investimento imobiliário. O regresso do crédito que podemos antecipar tendo em conta a crescente abertura da Banca é determinante para impulsionar o volume de investimento no nosso país, especialmente na área institucional, em que a alocação de capital sempre teve uma forte componente de alavancagem”.
O negócio de investimento financiado pelo Banco BIC envolveu a compra de quatro edifícios de escritórios detidos pela EDP, dos quais dois localizados nos números 12 e 13 da Praça Marquês de Pombal e outros dois nos números 43 e 45 da Rua Camilo Castelo Branco, em Lisboa. Este portefólio totaliza 24.000 m².