Capital global impulsiona investimento direto em imobiliário

LISBOA, 06 novembro 2014 – Os níveis crescentes de capital alocado ao investimento direto em imobiliário contribuíram para impulsionar os volumes globais de investimento imobiliário para os 165 biliões de dólares no 3º trimestre de 2014, traduzindo um crescimento de 4% em relação ao trimestre anterior e de 13% face ao 3º trimestre de 2013. Este resultado elevou para 463 biliões de dólares o volume de investimento transacionado no acumulado dos primeiros nove meses de 2014, superior em 23% face aos 378 biliões registados nos três primeiros trimestres de 2013.
Continuamos a observar um aumento da atividade dos investidores nos mercados globais de imobiliário comercial, e quer as oportunidades prime quer as oportunidades secundárias estão a despertar forte interesse e competitividade entre os clientes”, diz Arthur de Haast, Lead Director do International Capital Group na JLL. “A enorme quantidade de liquidez que ainda está disponível à espera de ser investida é também um indício de que o volume total de investimento este ano poderá atingir os 700 biliões de dólares, um nível que não se regista desde 2006”.
Continente Americano
Foi registado um forte crescimento nos EUA, Brasil e México, com os volumes transacionados no 3º trimestre de 2014 a totalizarem os 78 biliões de dólares, 16% acima do 2º trimestre de 2014 e superior em 23% ao 3º trimestre de 2013. O volume investido no acumulado dos primeiros nove meses de 2014 foi de 207 biliões de dólares, 35% mais do que em igual período do ano passado.
Europa
O volume de investimento atingiu os 56 biliões de dólares no 3º trimestre de 2014, um decréscimo de 5% face ao 2º trimestre de 2014 mas ainda assim 7% acima do 3º trimestre de 2013. No acumulado até setembro de 2014 continua a ser evidente o dinamismo no volume investido, que atingiu os 107 biliões de dólares, ou seja, superior em 26% em dólares e em 22% em euros. A forte performance dos mercados core de França, Alemanha e Reino Unido tem vindo a ser apoiada por níveis crescentes de atividade em mercados mais periféricos da Europa Central e Leste (+ 35%), Benelux (+56%), Países Nórdicos (+20%) e da Europa do Sul (+72%).
Ásia Pacifico
Os mercados de investimento da região Ásia Pacífico mantiveram-se estáveis no 3º trimestre de 2014, com transações na ordem dos 31 biliões de dólares. Embora este valor represente uma descida de 3% em relação ao 2º trimestre de 2014 é, contudo, superior em 3% face ao 3º trimestre de 2013. Isto significa que o diferencial entre os níveis transacionados em 2013 e 2014 se atenuou, uma vez que o volume registado no acumulado dos três primeiros trimestres de 2014 de 86 biliões de dólares está apenas 4% abaixo do registado em igual período do ano passado. Enquanto os mercados transacionais da Austrália e do Japão cresceram, o volume transacionado na China no acumulado de 2014 desceu 30% em relação a 2013, embora se trate de um declínio temporário uma vez que que a procura global de investidores por imobiliário chinês continua sólida.
David Green-Morgan, Global Capital Markets Research Director na JLL acrescenta: “A viragem na procura por parte dos ocupantes em 2014 continua a dar uma boa base de apoio aos mercados de investimento. O pipeline de novos projetos em desenvolvimento tem estado abaixo da média nos últimos anos, o que faz com que as rendas estejam a subir significativamente em algumas localizações onde a procura é forte. Tal confere aos investidores a confiança de que os seus ativos terão um bom desempenho, encorajando-os a investir em novas oportunidades”.

Nota aos Editores:

1. O tipo de imóveis abrangidos pelo relatório Global Capital Flows incluem hotéis, escritórios, industrial e retalho. Os números aqui apresentados são preliminares.
  2. As análises de Global Capital Flows da JLL disponibilizam um conjunto de dados desenhados para apoiar os investidores na compreensão do comportamento do investimento em todo o mundo. As conclusões são divulgadas a cada trimestre, inicialmente através da análise dos volumes de transação apresentados nesta nota de imprensa, e posteriormente num relatório trimestral mais alargado, que será distribuído nas semanas seguintes. Todos os dados de Global Capital Flows podem ser encontrados num website interativo que é também um portal de acesso ao research de investimento imobiliário global da JLL para a imprensa e clientes. Por favor marque estre site para os dados mais atualizados do imobiliário global: http://www.joneslanglasallesites.com/gcf