Investimento dinâmico e bons níveis de ocupação e vendas devem manter atividade do mercado imobiliário em alta este ano

LISBOA, 26 ABRIL, 2016 – A JLL prevê que 2016 dê continuidade ao bom momento registado pelo mercado imobiliário português em 2015, sustentado num investimento imobiliário forte e em bons níveis de ocupação nos mercados de escritórios e de retalho, assim como no crescimento das vendas de casas. A consultora antecipa a evolução do mercado no seu mais recente relatório de research “Mercado Imobiliário em Portugal: Análise 2015 –Perspetivas 2016”, onde traça um cenário positivo para o desempenho esperado este ano.

A confirmar as perspetivas antecipadas neste relatório estão já os dados preliminares do 1º trimestre do ano apurados pela JLL para a atividade de investimento e na ocupação de escritórios. No primeiro caso, o crescimento homólogo é de 225%, com o volume transacionado nos primeiros três meses de 2016 a ascender a 570 milhões de euros. No mercado de escritórios, a absorção cresceu 21% para 35.552 m², no 1º trimestre face ao mesmo período do ano passado. A área média arrendada neste período foi de 790 m², quase duplicando face aos 388 m² que em média se arrendava no 1º trimestre de 2015.

Para Pedro Lancastre, diretor geral da JLL Portugal, “tudo indica que 2016 será um ano de grande atividade e de contínua consolidação do setor. Portugal está na moda e não razões para deixar de o estar. Não é uma condição temporária. É uma oportunidade concretizada que temos que consolidar”. Na sua perspetiva, “aos olhos da comunidade internacional, o país exibe transparência e credibilidade, aliada a outros fatores intrínsecos como a segurança, o clima, a gastronomia, a beleza e a simpatia”. Para o diretor geral da JLL “se mantivermos a estabilidade governativa e fiscal, não há razões para duvidar que Portugal continue a dar continuidade ao fantástico caminho que já está a percorrer”

Junto se envia press release completo com um resumo das principais tendências identificadas no estudo para os diferentes segmentos de mercado. No documento encontram ainda link de acesso ao estudo integral.