JLL Portugal lança estudo inovador sobre este mercado

• Um produto relativamente recente em Lisboa, os apartamentos turísticos estão a ganhar expressão e a captar um volume crescente de investimento nacional e internacional.
  • O Centro Histórico e a Avenida da Liberdade são as principais zonas para este tipo de alojamento.

LISBOA, 11 maio 2015 – Acompanhando uma das tendências marcantes do mercado imobiliário português, a JLL Portugal acaba de lançar a primeira edição do research “Lisbon’s Tourist Apartments – A growing market”. No documento, a consultora analisa, pela primeira vez, o segmento de apartamentos turísticos, apurando que a oferta deste tipo de alojamento é atualmente de cerca de 4.000 unidades, sendo a zona do Centro Histórico e a Avenida da Liberdade os locais preferidos para o seu desenvolvimento. Outra conclusão do estudo é que este tipo de alojamento tem vindo a ganhar cada vez mais força na cidade de Lisboa, exibindo fortes taxas de crescimento da procura quer por turistas, quer por investidores que querem aplicar o seu capital nesta classe alternativa de ativos.

Maria Empis, Diretora de Research na JLL Portugal, começa por explicar que “hoje em dia, os turistas procuram alternativas de alojamento mais económicas, mas sobretudo mais autênticas, que sejam capazes de proporcionar novas experiências, e estejam mais próximas da realidade local. Esta tendência fez aumentar muito a procura por apartamentos turísticos em Lisboa e consequentemente a sua oferta. Por outro lado, os investidores do Golden Visa viram neste mercado uma oportunidade de simultaneamente rentabilizar o seu ativo e, por isso, vemos hoje um elevado dinamismo por parte destes players na reabilitação de prédios no centro da cidade, destinando-os a alojamento turístico e expandindo, desta forma, a oferta”.

A qualidade da oferta dos apartamentos turísticos em Lisboa salta à vista, e mesmo que integrados em edifícios históricos são geralmente unidades modernas e com uma boa manutenção. E, confirmando que a procura não é conduzida apenas pelos turistas low-budget, mas que é transversal a outros segmentos, existe já hoje um número significativo de operadores premium em Lisboa que se diferenciam não só pela qualidade dos seus apartamentos mas também pelo serviço premium que prestam e a relação de proximidade quem criam com os seus hóspedes”, afirma ainda Maria Empis.

Junto se envia press release completo com as principais conclusões deste estudo.