JLL assessora Multi na venda do projeto Metropolis com 80.000 m2 de construção em pleno Campo Grande

Estruturante para o desenvolvimento da cidade, este projeto combina habitação, escritórios e espaços comerciais no eixo central de Lisboa

A consultora imobiliária JLL, através do seu departamento de Development, acaba de concluir a venda do Metropolis, um dos maiores projetos de promoção imobiliária previstos para a zona do Campo Grande, em Lisboa. Envolvendo uma área bruta de construção acima do solo de 80.000 m², o projeto foi vendido pela Multi à Norfin, gestora de investimentos imobiliários. A JLL assessorou a Multi, tendo sido responsável pela preparação e condução de todo o processo de venda. A consultora volta assim a liderar uma grande operação de transação de ativos para promoção, que vem somar-se a um já vasto histórico de negócios de referência concluídos em Portugal nos últimos meses.

Um dos grandes projetos estruturantes planeados para o eixo central de Lisboa, o Metropolis desenvolver-se-á no Campo Grande junto ao Estádio de Alvalade, sendo uma das intervenções contempladas para a regeneração de toda a zona onde, no passado, se erguia o antigo Estádio do Sporting Clube de Portugal, demolido há mais de uma década e meia. A primeira fase de desenvolvimento já está concluída, integrando uma componente de escritórios com o edifício sede da NOS, entretanto já alienado pela Multi a investidor institucional, numa operação também conduzida pela JLL.

O projeto agora transacionado dará continuidade aos planos esboçados para criar uma nova centralidade no Campo Grande, estando aprovada uma área de construção acima do solo de 37.600 m² de escritórios distribuídos por quatro edifícios; aos quais acrescem 30.250 m2 de habitação, num total de mais de 200 apartamentos repartidos por três edifícios; e ainda 12.150 m2 dedicados ao retalho que comunicam com um grande espaço público central.

Gonçalo Santos, Head of Development da JLL Portugal, comenta: “Tratando-se de um dos poucos projetos de construção nova de escritórios e habitação de grande escala previstos para o eixo central de Lisboa, ainda para mais junto a um dos maiores terminais intermodais de transportes, o processo de venda do Metropolis foi bastante concorrido, com o ativo a ser disputado por vários players nacionais e internacionais”. E acrescenta: “O interesse que este ativo gerou vem confirmar a aposta de grandes investidores em projetos de maior escala e de construção nova, naquela que foi uma das tendências marcantes na promoção imobiliária em 2019 e que promete ser um motor do mercado imobiliário nos próximos anos”.

Em 2019 a JLL teve uma participação especialmente ativa neste segmento da promoção imobiliária, com o departamento de Development a concluir 21 transações de ativos para reabilitação e promoção, no valor de 281 milhões de euros e somando uma área de 287.000 m². Indicadores da própria dinâmica do mercado português, estes valores refletem um crescimento de cinco vezes face a 2018, bem como a liderança da consultora neste segmento de atividade.

Sobre a JLL
A JLL (NYSE:JLL) é uma empresa líder de serviços profissionais especializada em imobiliário e gestão de investimento. A nossa visão é reinventar o mundo do imobiliário, criando oportunidades vantajosas e espaços extraordinários onde as pessoas possam concretizar as suas ambições. Assim, construímos um futuro melhor para os nossos clientes, as nossas equipas e a nossa comunidade. A JLL é uma empresa que integra o índice Fortune 500 com receitas anuais de $16,3 mil milhões, operações em mais de 80 países e uma equipa global de 93.000 profissionais (à data de 30 de setembro de 2019). JLL é a designação e marca comercial registada pela Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite www.jll.com