Mais de 900 voluntários e 50 organizações juntos no GIRO para preservar paisagem protegida portuguesa

Mais de 900 voluntários juntam-se amanhã, dia 3, para limpar e replantar sete zonas de paisagem protegida, naquela que é a maior iniciativa de voluntariado corporativo promovida em Portugal, tendo no total das várias edições contado já com mais de 4500 voluntários de todo o país.

O desafio partiu do GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial – que todos os anos realiza o GIRO, um dia solidário que junta as empresas associadas em torno de uma causa. Ao contrário das edições anteriores em que grande parte das iniciativas incidiram sobre a área social, o ambiente é o mote para esta nona edição que, além de 45 empresas associadas, reúne também e pela primeira vez duas entidades académicas e oito instituições de solidariedade social convidadas, registando ainda um aumento recorde de voluntários em relação à edição anterior.

Serão os profissionais destas mais de 55 organizações que trocam os seus locais de trabalho por sete zonas protegidas no Continente, Madeira e Açores para melhorar e preservar um património natural e genético que é de todos, depois das edições anteriores se terem centrado em iniciativas de apoio social.

No total vão realizar sete ações ambientais na Costa da Caparica, Esposende, Penela, Sintra, Monchique, Santana na Madeira e S. Miguel nos Açores, sendo que nas ilhas a iniciativa decorre a 10 e 17 de outubro, respetivamente.

Em cada zona protegida, o GRACE conta ainda com o apoio de instituições locais dedicadas ao ambiente, natureza ou património – Esposende Ambiente em Esposende, FLOPEN - Associação de Produtores e Proprietários Florestais do Concelho de Penela, Parques de Sintra – Monte da Lua, Grupo Flamingo na Caparica e em Monchique, e Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) na Madeira e Açores.

Empresas associadas do GRACE participantes: Advance Care, Alvo, ANA Aeroportos, Auchan, Banco Popular, BP Portugal, BSD Consulting, CAOS, Delta Cafés, DHL, Ecoprogresso, Esposende Ambiente, Essilor Portugal, Eurest, Everis, FCB&A, FilmBrokers, Fundação PT, Get2C, Groundforce, Grupo CH, H Tecnic, IBM, JLL, JWT, Laranja Mecânica, Lift Consulting, Linklaters, MSD, Miranda, Correia, Amendoeira & Associados, MLGTS, Montepio, Neya Lisboa Hotel, NYSE Euronext, Portugália, Resiquímica, Santander Totta, Servilusa, Siemens, Unicer, Universidade Europeia, Vale do Lobo Resort, Vieira de Almeida & Associados, Wipro e Xerox.

Instituições convidadas: Cerci Penela, Quinta das Pontes, Centro de Inserção Social de Esposende, Serve the City, Centro de Educação para o Cidadão Deficiente de Mira Sintra, Associação Presença Feminina na Madeira, Uma Porta Amiga e Cercica.

Universidades participantes no âmbito do projeto Uni.Network: Universidade Europeia e Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Mais sobre o GIRO

Iniciativa de voluntariado corporativo com maior dimensão nacional que já contou, nas suas oito anteriores edições, com mais de 4.500 voluntários de empresas associadas do GRACE. No âmbito do GIRO são realizadas várias intervenções de um dia a nível nacional, tendo como objetivo trabalhar, por exemplo, a inclusão social, a defesa dos animais ou a recuperação de espaços naturais.

Mais sobre o GRACE

Fundado em Fevereiro de 2000 por um conjunto de empresas interessadas em aprofundar o papel do setor empresarial no desenvolvimento social, o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial - é uma associação pioneira, sem fins lucrativos e exclusivamente dedicada à promoção da Responsabilidade Social Corporativa. O GRACE reúne mais de 100 empresas, das mais variadas dimensões e setores de atividade, empenhadas em aprofundar o papel das empresas no desenvolvimento social das pessoas e das organizações, partilhando a missão há muito assumida: refletir, promover e desenvolver a responsabilidade social corporativa em Portugal.