A JUSTLX INAUGURA ESTA QUINTA-FEIRA.

A terceira edição da feira decorre de 19 a 22 de maio no Centro de Congressos de Lisboa, em Belém, entre quinta-feira e domingo, com a participação de 28 expositores de vários países.

APRESENTAÇÃO À IMPRENSA: Quinta-feira, 19 de maio, às 13h00 Centro de Congressos de Lisboa, Pavilhão 3

Depois de duas edições adiadas devido à pandemia, a feira de arte contemporânea de Lisboa JUSTLX regressa para a sua terceira edição, de 19 a 22 de maio de 2022, numa nova morada - o Centro de Congressos de Lisboa, em Belém. A inauguração oficial será esta quinta-feira, às 17h, com a presença do Diretor Municipal de Cultura, Carlos Moura-Carvalho.
No total, 28 expositores e mais de 100 artistas darão forma a uma das edições mais internacionais, com galerias de Portugal, Espanha, França, Holanda, Estados Unidos, Argentina e China, todas elas com propostas artísticas criteriosamente selecionadas pelo comité artístico da feira.
A JUSTLX torna-se assim uma feira imprescindível no âmbito daquela que se está a converter na Semana da Arte de Lisboa, coincidindo com outros eventos culturais da cidade, e que dão grande impulso e visibilidade à cena artística portuguesa. A JUSTLX continua a apostar na cidade de Lisboa como uma das principais capitais da arte contemporânea na Europa e assim, para além das propostas das galerias, desenhou um programa de atividades paralelo em articulação com alguns dos melhores museus, centros de arte e espaços culturais da cidade, para uma celebração da arte atual.

A JUSTLX tem a direção artística de Semíramis González e Óscar García que também dirigem a feira JUSTMAD em Madrid. Ambos lideram um projeto curatorial de grande qualidade técnica e artística. “Nesta terceira edição, a JUSTLX reafirma o seu forte compromisso em tornar a arte acessível e aproximá-la de uma nova geração de colecionadores, impulsionando o mercado artístico - um trabalho onde a feira se sente apoiada por grandes curadores, colecionadores, jornalistas, críticos, galeristas e artistas.” referem os diretores artísticos da JUSTLX.

A JUSTLX é a congénere lisboeta da feira JUSTMAD, a segunda feira de arte mais consolidada e com maior trajetória em Espanha e que em fevereiro passado realizou a sua 13ª edição com bastante êxito. Trata-se de um evento especial com uma importante aposta em novas galerias e artistas contemporâneos, e que acompanha um projeto coerente em que a sustentabilidade, a ecologia e o feminismo continuam a ser os eixos imprescindíveis da programação.
A JUSTLX 2022 conta, em mais uma edição, com o Alto Patrocínio da Presidência da República e o habitual apoio da Câmara de Lisboa, do Turismo de Lisboa, da Embaixada de Espanha em Portugal, bem como de outros apoios que contribuem para esta celebração da arte contemporânea.

Galerias JUSTLX 2022
Aina Nowack (Madrid), Allarts Gallery (Lisboa), Alzueta Gallery (Madrid), Art Concept Alternative (Florida / Santander), Art Dispersion (Lisboa), Arthouse (Holanda), Artnaiz Gallery (Lisboa), Cecilia Caballero (Buenos Aires), Common Art Center (Beijing), DDR Art Gallery (Madrid), Espacio Lobo (Madrid), Flecha (Madrid), Fúcares (Almagro), Gerhardt Braun Gallery (Palma de Maioraca), H+N Space (Valencia), Helder Alfaiate Galeria de Arte (Ericeira), Krystel Ann Gallery (Lisboa), Léucade Gallery (Murcia) Loo & Lou Gallery (Paris), MadMarvila (Lisboa), Malvin Gallery (Madrid), Marabarte Gallery (Lisboa), Martín de Vidales Art (Madrid), Montsequi Galería de Arte (Madrid), Perve Galeria (Lisboa), Proyecto 25 & Marte (Madrid), São Mamede Gallery (Lisboa), Soraya Cartategui (Madrid).
Instituições
Faculdade de Belas Artes - Universidade de Lisboa

O horário da feira será na quinta e sexta-feira das 14:00 às 21:00, no sábado das 12:00 às 21:00, e no domingo das 12:00 às 18:00, com entradas a 10 euros e desconto de 50% para estudantes, pensionistas e desempregados.