JUSTLX 2023 TRAZ “ARTE, CRIATIVIDADE E MÚSICA” A LISBOA

Lisboa, 18 de maio 2023

A JUSTLX - Feira de Arte Contemporânea de Lisboa, está de volta à capital portuguesa para a sua quarta edição, depois do êxito obtido pela congénere JUSTMAD em fevereiro passado, em Madrid. De 25 a 28 de maio, o pavilhão 1 do Centro de Congressos de Lisboa vai receber cerca de trinta expositores de várias partes do globo. À participação nacional, soma-se uma importante representação internacional de países como Espanha, Inglaterra, Irão, Perú e Filipinas, e que trazem propostas de uma centena de artistas criteriosamente selecionados pelo comité artístico da feira. A feira insere-se na Art Week de Lisboa, uma semana com inúmeros eventos culturais a acontecerem na cidade, e que atrai um grande número de profissionais das artes de todo o mundo.

Este ano, a JUSTLX põe a tónica na junção entre os mundos da “Arte, Criatividade e Música” com uma programação intensa e variada que vai muito além das galerias presentes, e que terá desde artistas convidados com performances e instalações site-specific – como é o caso de Clo Bourgard que apresenta uma instalação escultórica no hall de entrada, o mural do venezuelano Manuel Buylla, o live painting de Pedro Zamith e Ivan Villalobos, as performances de Alvaro Aroca, além de DJ Live Acts que acontecem todos os dias da feira. Outra novidade desta edição é o Programa JUSTLX’perience que traz uma série de experiências artísticas exclusivas, como a exposição e atividade imersiva Forest Time da artista Evgenia Emets, na Estufa Fria de Lisboa.

Vista da edição JUSTLX 2022
O curador Óscar García García, atual diretor da JUSTMAD, em Madrid, assume também este ano a direção da congénere lisboeta: “A JUSTLX continua com uma clara aposta em Lisboa como epicentro dinâmico da arte contemporânea na Europa, consolidando-se como um dos eventos essenciais da cena portuguesa. Uma oportunidade única para descobrir as últimas tendências da arte e mergulhar no mundo do colecionismo”, refere o novo diretor da JUSTLX.

A JUSTLX tem vindo a caracterizar-se como a feira que aposta em novas galerias e artistas emergentes, contribuindo também para a visibilidade do panorama artístico português. Com efeito, as edições da JUST, tanto em Madrid como em Lisboa, têm ajudado a que muitos jovens artistas portugueses estejam a entrar em grandes coleções espanholas e portuguesas. A JUSTLX reafirma também o seu forte compromisso em tornar a arte acessível e aproximá-la de uma nova geração de colecionadores, impulsionando assim o mercado da arte.
[Vista da última edição-JUSTLX 2019]
O Director da JUSTLX, Óscar Garcia García.
A quarta edição da JUSTLX conta novamente com o Alto Patrocínio da Presidência da República e os apoios habituais da Câmara Municipal de Lisboa e do Turismo de Lisboa. Reúne também as parcerias da Embaixada de Espanha em Portugal, Young Collectors Circle, Browns Hotel Group, e o patrocínio especial das marcas de vinhos Fita Preta & Sexy Wines.

Expositores JUSTLX 2023

Art Dispersion (Lisboa / Portugal), Boom! Art Community (Madrid / Espanha), Cisterna (Lisboa / Portugal), DsagasLab (Barcelona / Espanha), El Tercero de Velázquez (Madrid / Espanha), Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa / Portugal), Flecha (Madrid / Espanha), GFaraco Arts (Guimarães / Portugal), Hélder Alfaiate Galeria de Arte (Ericeira / Portugal), JAT arts (Lima / Perú), La Otra Galería (Madrid / Espanha), Mad Marvila (Lisboa / Portugal), Malvin Gallery (Madrid / Espanha), Martín de Vidales Art (Madrid / Espanha), (M)ARTE (Madrid / Espanha), Materna y Herencia (Madrid / Espanha), Montsequi Galeria de Arte (Madrid / Espanha), Natia Amini (Teerão / Irão – Madrid / Espanha) NFTManía (Metaverso), Óriq Gallery (Lisboa / Portugal), Perve Galeria (Lisboa / Portugal), PITT Studio (Worcester / Inglaterra), Remarkable Treasures Art Gallery (Lisboa / Portugal), S Gallery (Madrid / Espanha), Uxval Gochez Gallery (Barcelona / Espanha), Vilató Studio (Barcelona / Espanha), Vinyl on Vinyl (Makati / Filipinas), 25&Art (Madrid / Espanha).

Horários e bilhetes JUSTLX 2023
Admissão geral: 12€
Estudantes, pensionistas e desempregados: 6€

25 maio (quinta-feira)