Terceira edição da feira JUSTLX com balanço positivo de vendas e público

A terceira edição da feira decorreu de 19 a 22 de maio no Centro de Congressos de Lisboa, com a participação de 28 expositores de vários países.

Imagens JustLx - https://drive.google.com/drive/folders/1llZgr1Gf7XNmjw7MMy3EYdvL3coAKgRG

Depois de dois anos de pandemia e duas edições canceladas, a JUSTLX – a versão lisboeta da feira JUSTMAD (em Madrid), veio para ficar. A feira que decorreu entre 19 e 22 de maio encerrou a sua terceira edição com resultados positivos, tanto a nível de público como de vendas, somando cerca de 5.000 visitantes e registando um bom nível de aquisições, quer de colecionadores privados quer de instituições, tais como a Fundação Cristina Masaveu (Espanha) e a Coleção Norlinda e José Lima (Portugal).

Estreando-se numa nova morada - o Centro de Congressos de Lisboa, no total 28 expositores e mais de 100 artistas deram forma a uma das edições mais internacionais, com galerias de Portugal, Espanha, França, Holanda, Estados Unidos, Argentina e China, e que contou também com uma instalação especial da artista convidada Daniela Ribeiro.

A JUSTLX foi oficialmente inaugurada no dia 19 de maio pelo Diretor Municipal de Cultura de Lisboa, Carlos Moura-Carvalho, e como já vem sendo habitual desde a primeira edição em 2018, caracterizou-se por um ambiente descontraído, jovem e criativo que atraiu diversos públicos, responsáveis de várias instituições culturais, personalidades da vida política, cultural e social portuguesa e espanhol, a que se somaram vários colecionadores nacionais e internacionais.

A JUSTLX é a congénere lisboeta da feira JUSTMAD, a segunda feira de arte mais consolidada e com maior trajetória em Espanha e que em fevereiro passado realizou a sua 13ª edição com bastante êxito. Trata-se de um evento especial com uma importante aposta em novas galerias e artistas contemporâneos, e que acompanha um projeto coerente em que a sustentabilidade, a ecologia e o feminismo continuam a ser os eixos imprescindíveis da programação.

A JUSTLX 2022 conta, em mais uma edição, com o Alto Patrocínio da Presidência da República e o habitual apoio da Câmara de Lisboa, do Turismo de Lisboa, da Embaixada de Espanha em Portugal, bem como de outros apoios que contribuem para esta celebração da arte contemporânea.

À terceira edição, a JUSTLX reafirma-se como um evento essencial que aposta em novas galerias e artistas emergentes e que contribui para a visibilidade do panorama artístico português. Desde a primeira edição que a JUSTLX assume o forte compromisso em tornar a arte acessível e aproximá-la de uma nova geração de colecionadores, impulsionando assim o mercado artístico.

Na edição de 2022, a JUSTLX contou mais uma vez com o Alto Patrocínio da Presidência da República e a colaboração institucional da Câmara de Lisboa, do Turismo de Lisboa, da Embaixada de Espanha em Portugal, bem como de outros apoios que contribuíram de forma relevante para esta celebração da arte contemporânea.

A organização da JUSTLX expressa a sua firme vontade em realizar a quarta edição da feira em maio de 2023.