ESPAÇO GUIMARÃES ALIA A ECONOMIA CIRCULAR À SOLIDARIEDADE ATRAVÉS DO PROJETO CORAÇÕES SEM BARREIRAS

A ligação entre o Espaço Guimarães e a ACIP, cooperativa de intervenção Psico-social já faz parte da história do centro comercial. Este verão, os jovens da Associação estão a trabalhar num projeto que transforma as antigas lonas de comunicação do centro comercial em malas de senhora e carteiras de senhor.

O Espaço Guimarães, da Klépierre – proprietária e gestora de mais de 100 centros comerciais na Europa – tem vindo a colaborar continuamente com a ACIP (Ave Cooperativa Intervenção Psico- Social), uma associação de crianças e jovens portadoras de deficiência que as ajuda a manterem-se ativas e criativas. De 15 de julho a 6 de agosto, estes jovens vão estar no piso 1, junto ao Balcão de Informações, com um espaço exclusivo onde vão vender bolsas femininas e masculinas, feitas a partir de lonas antigas que o centro comercial ofereceu. Entre os 4€ e os 5€, todas as verbas angariadas são destinadas à ACIP, com o objetivo de patrocinar uma viagem a estes talentosos artesãos e para a compra de equipamentos que melhorem a sua qualidade de vida.

No projeto Corações sem Barreiras deste verão, estão aliados dois valores fundamentais do centro comercial, a responsabilidade social e ambiental, em linha com a política de responsabilidade corporativa ActForGood®. As lonas que faziam parte da comunicação publicitária do centro, foram oferecidas à associação para que as utilizasse nestes trabalhos manuais. Desta forma, os jovens da ACIP dão uma nova vida aos materiais que seriam descartados, contribuindo para a redução do desperdício. Da sua parte, são integrados na sociedade ao realizarem um trabalho de valorização profissional, onde desenvolvem as suas competências e criam artigos que lhes vão permitir angariar fundos que os continuam a apoiar nos seus projetos diários.

De antigas peças destinadas ao lixo, a nova vida como acessórios de moda que contribuem para uma iniciativa solidária! Versátil e prática, estas bolsas podem guardar os pertences essenciais para várias situações, desde uma ida às compras, a um dia de praia ou um momento festivaleiro, suspensas nas calças atadas através de um fio.

Nos próximos dias, não perca a oportunidade de fazer diferença para o meio ambiente e para uma instituição de solidariedade social, no Espaço Guimarães.