PARQUE NASCENTE É FINALISTA DOS PRÉMIOS SEMANA EUROPEIA PARA A REDUÇÃO DOS RESÍDUOS

O Parque Nascente da Klépierre – proprietária e gestora de mais de 100 centros comerciais na Europa, é um dos finalistas dos prémios Semana Europeia para a Redução dos Resíduos na categoria Negócios/Indústria. Este prémio reconhece as empresas e negócios que adotam medidas em prol da redução de resíduos.

No âmbito do programa de responsabilidade social Act4Good, o centro comercial concorreu aos Prémios da Semana Europeia para a Redução dos Resíduos com a sua iniciativa redução de desperdício alimentar “O jantar de hoje pode ser o almoço de amanhã”. Este projeto teve início em julho de 2021 e, consiste na disponibilização gratuita de caixas de take-away nos seu espaço de restauração, para que os seus visitantes possam levar para casa as sobras, evitando o desperdício alimentar.

Com a implementação desta ação, foi possível reduzir o desperdício na fonte, reutilizar o que seria considerado desperdício e incorporá-lo de novo na alimentação, contribuindo para a economia circular. Durante os primeiros 6 meses, o impacto foi visível, uma vez que foram salvos do desperdício cerca de 300kg de comida, e foram utilizadas mais de 14.000 caixas de take-away, indicando que os clientes aderiram fortemente a esta ideia.

Para além da categoria de Negócios / Indústria (na qual o Parque Nascente está nomeado), as outras categorias são:  Organização e administração pública; Associações e organizações não governamentais; Estabelecimentos de ensino; Cidadãos; Prémio Especial Europeu. Os vencedores das categorias enunciadas serão anunciados numa cerimónia no dia 9 de junho, em Bruxelas e que também será transmitido online.