Segmento rail da KLOG cresceu oito por cento em 2015

Faturação rondou os cinco milhões de euros, representando 15% do valor global. Estão previstos novos investimentos nesta operação a curto prazo

O segmento rail da KLOG – empresa de logística e transportes de capital cem por cento nacional – registou uma faturação de cerca de cinco milhões de euros em 2015, um crescimento de 20 por cento face a 2014. O negócio representa já 35 por cento da divisão Projects & Strategic Cargo e 15 por cento da faturação global da KLOG, estando a empresa a trabalhar num reforço da operação a curto prazo.

A KLOG é, desde 2014, a única transportadora nacional a ligar diretamente Portugal à Catalunha via rail, num investimento que até ao momento ronda os 550 mil euros. A operação exclusiva tem por base uma parceria com a empresa espanhola Transfesa e garante um tempo de trânsito de apenas 48 horas, com o objetivo de servir, além do mercado nacional e espanhol, também o sul de França e a região de Paris. Com duas ligações semanais, a KLOG trabalha, a partir de Portugal, com o terminal de Alfarelos, na zona centro. Em Espanha, são usados para as ligações os terminais de Valadolid, Grannolers e Constanti, geridos pela Transfesa.

A taxa de utilização ronda os 95 por cento em cada transporte, sendo a operação efetuada com carga completa de mercadoria geral, incluindo mercadoria perigosa, quer para exportação quer para importação. Mobiliário, indústria de papel, farmacêutica e cosmética, indústria química e petrolífera são apenas alguns dos setores de onde provêm os bens transacionados neste serviço, contando com clientes sonantes, como IKEA, Lidl, Euroyser e Domplex. A atuação da empresa nacional fez com que fosse convidada a participar na BCN Rail 2015, considerado o maior evento do setor ferroviário no sul da Europa.

A KLOG foi fundada em 2012, com o objetivo de se tornar uma alternativa de valor acrescentado no setor da logística e transportes, atuando nos diferentes segmentos: terrestre, marítimo, aéreo multimodal (short sea e rail) e logística contratual. Além da aposta natural no mercado europeu, a empresa tem vindo também a consolidar a presença no Magrebe, garantindo presença global através da parceria com a Geodis. Em 2014, a faturação da KLOG atingiu os 24 milhões de euros.