L''ORÉAL PARIS REAFIRMA O SEU COMPROMISSO COM O PROJETO STAND UP CONTRA O ASSÉDIO EM LOCAIS PÚBLICOS

16 - 23 ABRIL | SEMANA INTERNACIONAL CONTRA O ASSÉDIO EM LOCAIS PÚBLICOS

L'ORÉAL PARIS REAFIRMA O SEU COMPROMISSO COM O PROJETO STAND UP CONTRA O ASSÉDIO EM LOCAIS PÚBLICOS

14 April 2023

20220223-print-thecause-elongoria_dmi_sp (1).jpg
  • A semana Internacional Contra o Assédio em Locais Públicos será celebrado entre o dia 16 e 23 de abril.

• A metodologia de Stand Up - Contra o Assédio em Locais Públicos foi criada por L'Oréal Paris em colaboração com a ONG internacional Right To Be

• ?A campanha digital será realizada durante a Semana Internacional Contra o Assédio em Locais Públicos por perfis de influenciadoras reconhecidas.

Para marcar a 13ª Semana Internacional Contra o Assédio em Locais Públicos, de 16 a 23 de abril, L’Oréal Paris continua a destacar o impacto positivo do programa Stand Up - Contra o Assédio em Locais Públicos, uma parceria lançada em março de 2020 entre L'Oréal Paris e a ONG Right To Be (anteriormente Hollaback!). Esta iniciativa global já formou mais de 1,5 milhões de pessoas sobre como combater com segurança o Assédio em Locais Públicos, com a metodologia dos 5D's. O objetivo é alcançar 2 milhões de pessoas formadas até ao final de 2023.

O Assédio em Locais Públicos não é uma brincadeira

Durante a Semana Internacional Contra o Assédio em Locais Públicos, L'Oréal Paris irá ativar uma campanha digital em Portugal com o mote "O Assédio em Locais Públicos não é uma brincadeira". Envolverá um total de 5 perfis de influenciadoras digitais, como Mel Jordão, Inês Mocho, Clara Não, Yolanda Tati e Catarina Rochinha que sensibilizarão para a situação de Assédio em Locais Públicos e comunicarão sobre o programa e formação Stand Up - Contra o Assédio em Locais Públicos.

Estudo de Impacto Social revela o efeito positivo no dia a dia das pessoas que realizaram a formação do Stand Up - Contra o Assédio em Locais Públicos.

O inquérito de impacto social revelou que o programa Stand Up - Contra o Assédio em Locais Públicos deu poder às pessoas que realizaram a formação, dando-lhes as ferramentas certas para caminharem confiantes na rua. Os participantes dizem estar agora mais aptos a identificar o assédio em locais públicos e a sentir-se mais preparados para intervir do que a população em geral.  As principais conclusões são as seguintes:
  • 97% dos participantes da formação sentem-se mais capazes de intervir quando testemunham casos de assédio em locais públicos do que antes da formação.
  • Mais de 9 em cada 10 participantes estão convencidos de que poderiam fazer pelo menos uma ação para combater o assédio em locais públicos se o testemunhassem (em comparação com 67% da população em geral).
  • Após a formação, os participantes que pessoalmente sofrem de assédio em locais públicos tendem a sentir-se menos vulneráveis (19%), assustados (20%), desconfortáveis (46%) e ansiosos (25%) do que antes da formação.

"Acredito que todas as mulheres têm o direito de se sentirem dignas, e, no entanto, 80% das mulheres em todo o mundo já tiveram em situação de assédio nas ruas pelo menos uma vez na vida. Está na hora de mudar isto. Através de programas como o Stand Up, podemos unir-nos em solidariedade para aprender as ferramentas e parar comportamentos indesejados, recuperando o nosso poder e fazer mudanças nas nossas comunidades." diz Eva Longoria.

A formação tem como base a metodologia dos 5D's, um sistema pioneiro que permite à vítima e às testemunhas uma intervenção segura contra o agressor.

20211216-digital-thecause-elongoria_dmi_image_na_no-cta.jpg
  • Distrair - Distrair é uma forma indireta de "empatar" o que está a acontecer.
  • Delegar - Chame a atenção de alguém que esteja próximo para o que se passa e pergunte-lhe se existe algo que possa fazer naquela situação
  • Documentar - Observe e testemunhe, escreva ou filme o assédio e forneça o vídeo à vítima.
  • Dirigir-se - Abordar a pessoa que está a ser assediada e mostrar o apoio de que necessita.
  • Dialogar - Fale alto e convide o assediador a ir embora, mas lembre-se, a sua segurança e a segurança da pessoa que está a ser assediada vêm em primeiro lugar.

Para participar na formação Stand Up - Contra o Assédio em Locais Públicos, visite https://www.standup-international.com/pt/pt.

Juntos podemos fazer a diferença e criar um mundo mais seguro e respeitoso para todos.