• L'Oréal Portugal/

L''Oréal Paris reforça compromisso no Combate ao Assédio em Locais Públicos com a nova campanha: "O Assédio em locais públicos nunca é culpa tua!"

Para 52% das pessoas, as mulheres são culpadas de assédio sexual em espaços públicos devido às suas atitudes, comportamento ou aparência*.

Faça a sua formação e adquira as ferramentas necessárias para agir e apoiar vítimas de assédio.

L'Oréal Paris reafirma o seu compromisso inabalável em empoderar mulheres com o lançamento da nova campanha "O Assédio em locais públicos Nunca é Culpa Tua!" no âmbito do seu programa de formação "Stand Up contra o Assédio em locais públicos. A iniciativa, que procura conscientizar e combater o assédio de rua, destaca a importância de responsabilizar os agressores, em vez de culpar as vítimas.

De acordo com um inquérito internacional realizado pela L'Oréal Paris com a IPSOS em 2023, a nível mundial, 75% das mulheres já foram vítimas de assédio num espaço público pelo menos uma vez na vida. Para 52% de todos os inquiridos, as mulheres são por vezes culpadas de assédio sexual em espaços públicos devido às suas atitudes, comportamento ou aparência (55% homens, 50% mulheres).

47% das mulheres já foram alvo de comentários ou piadas sexualmente sugestivos ou intrusivos sobre a sua aparência, vestuário, anatomia ou aspeto num espaço público. Para evitar tais situações, 60% delas adaptam o seu vestuário ou aparência em espaços públicos.

Estes números mostram a necessidade crucial de uma mudança de mentalidade relativamente ao assédio sexual. Porque, apesar da prevalência global do problema, continuam a existir ideias preconcebidas. Por vezes, as mulheres acabam por se culpar por serem assediadas, quando, na realidade, a culpa nunca é delas.

"L'Oréal Paris sempre deu poder às mulheres, defendendo e celebrando o empoderamento feminino com o objetivo de criar um mundo onde as mulheres sejam visíveis, influentes e capacitadas. Uma investigação alargada mostra que 2 em cada 3 mulheres modificam a sua aparência física para evitar o assédio na rua. É por isso que L'Oréal Paris lançou esta nova campanha "A culpa nunca é tua", que muda a mentalidade sobre o assédio sexual. A mensagem para as mulheres é: "A culpa nunca é tua, nem das tuas roupas, nem da tua maquilhagem. E toda a gente precisa de ser lembrada disso. Todos os dias." Delphine Viguier – Hovasse, Presidente Global de L’Oréal Paris

Principais Pontos da Campanha:

1. Mensagem Empoderadora: A campanha enfatiza que nenhuma mulher deve sentir-se culpada por ser vítima de assédio em locais públicos. L'Oréal Paris reforça que a responsabilidade reside nos agressores, não nas vítimas.
2. Compromisso Social: A marca destaca o seu papel social ao utilizar a sua influência para criar consciência e promover uma mudança de mentalidade em relação ao assédio em locais públicos.
3. Aliança com a Comunidade: L'Oréal Paris procura criar uma aliança sólida com organizações que trabalham na defesa dos direitos das mulheres e no combate ao assédio. A marca incentiva a colaboração para impulsionar a mudança a nível global.
4. Recursos e Apoio: Como parte do compromisso, a marca irá disponibilizar recursos educacionais online e offline, bem como apoio a organizações que trabalham na prevenção e apoio às vítimas de assédio.

O programa Stand Up - Contra o Assédio em Locais Públicos de L'Oréal Paris foi lançado com o propósito de combater o assédio em locais públicos, uma preocupação global que afeta milhões de mulheres diariamente. Através da promoção da educação, da sensibilização e da formação, a marca está empenhada em contribuir para a eliminação da violência contra as mulheres, começando nos espaços públicos. Para mais informações e recursos sobre o programa, visite o site oficial de L'Oréal Paris em https://www.lorealparis.pt/stand-up

*Fonte : Inquérito internacional sobre assédio sexual em espaços públicos, realizado pela L'Oréal Paris com a IPSOS, com dados recolhidos em 20 países com mais de 20 000 participantes, de 5 de novembro a 21 de dezembro de 2023.