MELHOR CRESCIMENTO DE VENDAS DA DÉCADA: +8,0%1 MARGEM OPERACIONAL RECORDE: 18,6%

• Vendas: 29,87 mil milhões de euros
    • +8,0% análogo1
    • +8,8% a taxas de câmbio constantes
    • +10,9% com base nos números reportados
  • Lucro operacional: 5,54 mil milhões de euros, um aumento de +12,7%2
  • Lucros por acção3: 7,74 euros, um aumento de +9,3%.
  • Fluxo de caixa operacional4: 5,03 mil milhões de euros, um aumento de +29,8%
  • Dividendo5: 4,25 euros, um aumento de +10,4%.

O Conselho de Administração da L'Oréal reuniu-se no dia 6 de fevereiro de 2020, sob a presidência de Jean-Paul Agon e na presença dos Revisores Oficiais de Contas. O Conselho encerrou as demonstrações financeiras consolidadas e as demonstrações financeiras de 2019.

Ao comentar os resultados anuais, Jean-Paul Agon, Presidente e CEO da L'Oréal, afirmou:

"A L'Oréal encerrou a década com o seu melhor ano de crescimento de vendas desde 2007, com +8.0% análogo1, e um excelente quarto trimestre, num mercado de beleza que se mantém muito dinâmico. Todas as Divisões estão a crescer. As vendas da L'Oréal Luxe excederam 11 mil milhões de euros, impulsionadas pelo forte dinamismo das suas quatro grandes marcas - Lancôme, Yves Saint Laurent, Giorgio Armani e Kiehl's - sendo que todas apresentaram um crescimento de dois dígitos. A Divisão Cosmética Ativa teve o seu melhor ano de sempre, com as vendas de La Roche-Posay a ultrapassarem mil milhões de euros. O crescimento na Divisão de Produtos de Grande Consumo foi impulsionado pela L'Oréal Paris, que teve um grande ano. Por último, o crescimento melhorou na Divisão de Produtos Profissionais; o destaque foi o desempenho de dois dígitos de Kérastase.

Os desempenhos por zona geográfica foram contrastantes. Os Novos Mercados registaram o seu crescimento mais forte dos últimos 10 anos1. A Ásia Pacífico tornou-se a primeira Zona do Grupo, com um final de ano notável na China, mas também com um bom crescimento na Coreia do Sul, Índia, Indonésia e Malásia. A Europa de Leste manteve a sua forte taxa de crescimento e a Europa Ocidental voltou a crescer no ano passado. A América do Norte sofreu com o fraco desempenho da maquilhagem.

O comércio eletrónico e o Travel Retail, que também são poderosos motores de crescimento, contribuíram fortemente para o sucesso do Grupo. O comércio eletrónico cresceu espetacularmente +52,4%6 e representa 15,6% das vendas. O Travel Retail manteve o seu forte impulso e registou um crescimento de +25,3%1.

2019 também assistiu a um bom crescimento dos nossos lucros. O forte crescimento das vendas e o aumento do lucro bruto, combinado com o menor peso das despesas operacionais, permitiu-nos não só investir mais nas nossas marcas, mas também melhorar a nossa rentabilidade.

Uma vez mais, este ano, a força do modelo de negócios bem equilibrado da L'Oréal foi recompensada. É a presença universal da L'Oréal, que cobre todo o mercado de beleza, combinada com as suas talentosas equipas em todo o mundo, que permite ao Grupo continuar a alcançar um crescimento rentável e sustentável, enquanto reforça novamente a sua posição como líder de mercado da beleza.

Entretanto, num mundo que foi particularmente atingido pelas incertezas relativas ao clima em 2019, a L'Oréal continua as suas iniciativas de promoção de um crescimento responsável e sustentável. Pelo quarto ano consecutivo, o CDP atribuiu ao Grupo três classificações A pelas suas iniciativas de combate às alterações climáticas, gestão sustentável da água e combate à desflorestação. A L'Oréal também foi reconhecida, pela décima vez, como uma das empresas mais éticas do mundo pelo Instituto Ethisphere. E, por último, o Grupo está a desempenhar um papel importante na igualdade de género e a sua liderança neste campo tem sido reconhecida pela Equileap e pela Bloomberg. Estes desempenhos extra-financeiros são uma fonte de orgulho para o Grupo, que está firmemente empenhado em promover um modelo responsável e sustentável.

As próximas semanas serão certamente um desafio para o povo da China na sua batalha contra a epidemia do coronavírus, e gostaríamos de transmitir a nossa mais profunda solidariedade para com ele. Naturalmente, apoiamos plenamente e estamos solidários com as nossas equipas chinesas, e estamos a monitorizar cuidadosamente a situação. Confiamos nas autoridades chinesas para tomarem medidas eficazes e apropriadas para conter esta epidemia da melhor forma possível.

Este contexto terá um impacto temporário no mercado da beleza na região e, portanto, nos nossos negócios na China e no Travel Retail Ásia, mesmo que seja demasiado cedo para o avaliar. As experiências que tivemos com situações semelhantes no passado (SARS, MERS, etc.) mostram que, após um período de perturbação, o consumo recomeça mais forte do que antes. Portanto, nesta fase, e assumindo que esta epidemia segue um padrão semelhante, estamos confiantes na nossa capacidade de, neste ano, superar novamente o mercado da beleza e alcançar mais um ano de crescimento, tanto em vendas como em lucros".

1 Análogo: com base numa estrutura comparável e taxas de câmbio idênticas.

2 O crescimento ascende a 11,8% após a exclusão do impacto da regra contabilística IFRS 16.

3 Lucro líquido por ação diluído, excluindo itens não recorrentes, após participações não controladoras.

4 Fluxo de caixa operacional = Fluxo de caixa bruto + variações no capital circulante - investimentos.

5 Proposta na Assembleia Geral Anual de 21 de abril de 2020.

6 Vendas realizadas nos websites das nossas marcas + estimativas de vendas realizadas pelas nossas marcas correspondentes às vendas através dos sites dos nossos retalhistas (dados não auditados).