NO DIA INTERNACIONAL DE COWORKING TRABALHAR NO LACS É GRATUITO

Report this content

O conceito de coworking remonta a 1995, quando hackers em Berlim queriam encontrar um espaço onde pudessem compartilhar pensamentos e informações. Mas esta filosofia de trabalho não ganhou expressão até 9 de agosto de 2005 quando o engenheiro de software Brad Neuberg escreveu sobre como convidar criadores para se reunirem como uma comunidade. Brad Neuberg é creditado como a pessoa que deu início não apenas ao Dia de Coworking, mas a todo o movimento de coworking em si.

No LACS, um cluster criativo de espaços de trabalho flexíveis, em formato de estúdios privados, coworking e ateliers com um ambiente de comunidade e networking, analisámos algumas das desvantagens dos escritórios em casa e das vantagens de trabalhar num espaço de coworking:

1. Pessoas precisam de pessoas. Mesmo com todos os benefícios da flexibilidade do teletrabalho, trabalhar em casa pode fazer-nos sentir isolados e sedentos de outros humanos. Tornarmo-nos membros de um espaço de coworking dá acesso a toda uma comunidade. Conversar por cinco minutos enquanto se bebe um café ou acenar no corredor pode ser o suficiente para nos sentirmos mais em comunidade do que se ficarmos a trabalhar de casa.
  1. Adeus distrações. Os escritórios em casa são confortáveis, mas podem ser perturbadores. Há um milhão de tarefas caseiras que precisam de ser realizadas. Para a procrastinação, trabalhar em casa pode ser a melhor opção, priorizando a lavagem da louça ou até preparação antecipada do jantar, em vez do começo do trabalho num novo projeto. Estarmos num espaço de coworking é um sinal claro para o cérebro de que estamos a trabalhar e as tarefas caseiras inadiáveis desaparecem.
  1. Separar as águas. Ter um espaço de trabalho distinto e salas de reunião disponíveis sempre que precisarmos é mais uma das vantagens do uso de um espaço de coworking. Se precisarmos de reunir com clientes, mesmo que seja por videochamada, a configuração de um escritório em casa nem sempre transmite um ambiente profissional.
  1. Contactos são sempre bem-vindos. A comunidade num espaço de coworking não é apenas para fazer conhecer pessoas e evitar o isolamento. Também é uma ótima oportunidade para fazer estabelecer contactos profissionais e criar parcerias.
  1. O melhor dos dois mundos. Para quem ainda não está convencido dos benefícios do coworking, é de lembrar que não é preciso desistir completamente da flexibilidade de trabalhar em casa. Memberships flexíveis em espaços como o LACS geralmente são mais baratos do que ter escritório permanente e permitem usar o espaço apenas algumas vezes por mês. O uso de espaços de trabalho flexíveis estabelece limites e permite deixar de lado as tarefas laborais quando estamos em casa, de modo a que possamos encontrar o chamado equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Se ainda não é membro, de 9 a 13 de Agosto, poderá trabalhar no LACS gratuitamente. O LACS tem três localizações à escolha, LACS Rocha Conde d’Óbidos, LACS Anjos e LACS Cascais.

Saiba mais em www.lacs.pt

Tags: