Rosa Lobato de Faria - LeYa celebra a autora com novas edições e sessão de homenagem

Novas edições, com nova capa, do romance Os Pássaros de Seda e do livro infantil História de Muitas Cores chegam esta semana às livrarias. Na quinta-feira à noite juntam-se familiares e amigos num encontro em que Vitor de Sousa lerá poemas de Rosa Lobato de Faria, Eugénio Lisboa falará da vida e obra da autora, e os netos cantarão as letras criadas pela avó.

Por ocasião da celebração da data (20 de abril) em que Rosa Lobato de Faria completaria 85 anos, a LeYa relança esta semana algumas das suas obras mais importantes: às livrarias chegam agora uma nova edição, com nova capa, do romance Os Pássaros de Seda (ASA) e uma nova edição, em novo formato e com nova capa de História de Muitas Cores, integrada na Biblioteca Infantil Rosa Lobato de Faria (ASA). Na BIS, coleção de pequeno formato da LeYa, haverá nova edição do romance O Pranto de Lúcifer e a reedição de Os Três Casamentos de Camila S., obra que este ano completa 20 anos de existência.

Para assinalar a data e as novas publicações, a LeYa e a ASA organizam, na quinta-feira, 20 de abril, às 21h, na livraria LeYa na Buchholz, em Lisboa, uma sessão para lembrar a autora, juntando os seus familiares, amigos e leitores. Este encontro terá momentos de leitura de poemas de Rosa Lobato de Faria, com Vitor de Sousa, uma apresentação sobre a sua vida e obra por parte do Professor Eugénio Lisboa e ainda um momento musical com a colaboração dos netos. Maria João Luís, Carla Salgueiro, Júlio Isidro, Patrícia Vasconcelos, Luísa Ortigoso, Rita Calçada Bastos, Ana Padrão ou Paulo de Carvalho são alguns dos convidados que já confirmaram a sua presença nesta sessão.

Sobre os livros de Rosa Lobato de Faria esta semana publicados

Os Pássaros de Seda, originalmente publicado em 1996, é um livro que opõe os valores perenes da infância, do maravilhoso e do amor à precariedade das paixões e da fortuna. Pedra Moura abrigou, por entre os pastos verdes e ventos secos, Diamantina e Mário. Ela foi a rapariga mais pura e bela que alguma vez aquela terra viu crescer. Foi criada com Mário, que sempre considerou um irmão de alma, de apertos, um símbolo sempre presente, inquebrável, ao qual se segurava. No entanto, Mário sucumbiu àquela criatura que parecia ter vindo dos céus, amando-a cada dia, com um amor que sabia esperar, sofrer. Sabendo que Diamantina nunca olharia para ele senão com olhos de irmã, viveu toda a sua vida contentando-se em estar por perto. Das mãos dela saíam os mais belos pássaros de seda bordados em colchas que se tornaram famosas.  Depois de uma infância em Pedra Moura seguiram-se tempos conturbados e a vida de ambos seguiu rumos muito diferentes, mas Diamantina continuará a ser a protagonista da vida de Mário e, por isso, também deste livro, que ele escreve antes de morrer e lhe oferece. (nova edição, com nova capa, ASA, 240 pags, 14,90 Eur, nas livrarias desde 18 de abril)

O Pranto de Lúcifer, primeiro livro de Rosa Lobato de Faria, publicado em 1995, é a saga de uma família que se guia pela arte e pelo amor. O livro traz-nos a história de uma família contada pela mais nova de quatro irmãs, Bernardette, que cresceu correndo Portugal de lés a lés com os pais, autênticos saltimbancos que tanto apresentavam espectáculos de Almeida Garrett como um número em que Marinela, a mãe, parecia morta. Bernardette relata como foi viver na corda bamba nessa viagem constante, rica em aventuras e imprevistos, mas sempre precária. Foi do pai que herdou a capacidade de sonhar, de encarar a vida e o mundo de forma idílica, mas até que ponto é possível conciliar o sonho com a vida? O Pranto de Lúcifer é um romance simultaneamente divertido e dramático, cruel e poético,  que nos revelou o talento de Rosa Lobato de Faria. (nova edição, BIS, 240 pags, 7,50 Eur, nas livrarias desde 18 de abril)

História de Muitas Cores, conto infantil escrito em 2001 por Rosa Lobato Faria e ilustrado por Marta Albernaz conta a história de Fá, uma menina de sete anos que caiu da bicicleta e partiu uma perna. Por isso tem de ficar em casa, deitada na cama, sem poder sair para brincar nem ir à escola. Mas isso não a aborrece, pois essa é a situação ideal para ela poder inventar todas as histórias que lhe apetecer. E até pode contar com a ajuda do Tintas, um amigo saído da caixa dos lápis! Este livro é o terceiro volume da coleção Biblioteca Infantil Rosa Lobato de Faria, lançada em fevereiro de 2011 pela LeYa/ASA por ocasião do 1º aniversário da morte da autora.  (nova edição, com novo formato e nova capa, ASA, 40 pags, 10,90 Eur, nas livrarias desde 18 de abril)

Sobre a autora

Rosa Lobato de Faria (1932-2010) nasceu em Lisboa em 1932. Morreu a 2 de fevereiro de 2010, aos 77 anos. Poeta e romancista, publicou o seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer, em 1995. Seguiram-se-lhe Os Pássaros de Seda (1996), Os Três Casamentos de Camilla S. (1997), Romance de Cordélia (1998), O Prenúncio das Águas (1999), vencedor do Prémio Máxima de Literatura, A Trança de Inês (2001), O Sétimo Véu (2003), Os Linhos da Avó (2004), A Flor do Sal (2005), A Alma Trocada (2007), A Estrela de Gonçalo Enes (2007) e As Esquinas do Tempo (2008). Rosa Lobato de Faria tornou-se inicialmente conhecida do grande público como guionista, atriz e letrista de canções. A partir da última década do século XX veio a revelar-se igualmente como uma das figuras cimeiras da nova literatura portuguesa, com obra nas áreas da poesia, do romance, do conto e do drama. Assinou também um interessante conjunto de obras infantis, que estão a ser reunidas, pela LeYa/ASA, na coleção Biblioteca Infantil Rosa Lobato de Faria e que, para além dos títulos publicados em vida da autora, inclui ainda o conto inédito (e primeiro volume da coleção) O Balão Azul.