SE VELHINHO QUERES VIR A SER, APRENDE CEDO A COMER VENCE CATEGORIA “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”

O projeto Se velhinho queres vir a ser, aprende cedo a comer, da Escola EB 1/JI Brejo, de Oliveira de Azeméis, é o vencedor da categoria “Alimentação Saudável”, da 3ª Edição da Escola Amiga da Criança.

Se velhinho queres vir a ser, aprende cedo a comer é um projeto de investigação-ação que pretende sensibilizar os alunos do 1.º CEB para a importância de ter uma alimentação saudável, de ingerir iogurte enquanto fonte essencial de vários nutrientes, em detrimento de outros lanches escolares menos saudáveis, no sentido de fazer combater a obesidade infantil que assola a generalidade da nossa sociedade. Neste projeto, os alunos aprenderam a fazer o seu próprio iogurte natural e criaram um menu semanal de lanches saudáveis. O convite à participação no projeto, de forma mais ou menos direta, foi estendido a toda a comunidade educativa, isto é, alunos e respetivas famílias, professores titulares, professores das AEC, funcionários, direção executiva e entidades parceiras.

Um projeto de natureza interdisciplinar e cruzamento de saberes e competências!

No âmbito do ensino Experimental procuraram:
- Compreender o conceito de micróbio;
- Identificar grupos de micróbios: vírus, bactéria, protozoário e fungo, embora destacando a bactéria;
- Distinguir micróbios úteis de micróbios patogénicos;
- Reconhecer a importância da utilidade de alguns micróbios, destacando as bactérias lácticas;
- Usar o microscópio para explorar os conceitos referidos;
- Fazer uso dos vários Protocolos Experimentais com vista à produção de IOGURTE natural, possibilitando aos alunos o contacto com fermentos lácteos liofilizados de Iogurte e bífidus;
- Produzir IOGURTE, pela fermentação láctica do leite por bactérias lácticas;
- Compreender que na produção de IOGURTE é necessária uma temperatura entre os 30ºC e os 45ºC;
- Compreender que o leite se transforma em IOGURTE por ação de dois tipos de bactérias, as Lactobacillus bulgaricus e as Streptococcus thermophillus, através de um processo chamado fermentação e que a adição de Bifidobacterium bífidus dá origem a um IOGURTE com Bífidus.
- Observar e provar o IOGURTE com bífidus, como concretização das aprendizagens adquiridas e criar a rotina UM IOGURTE POR DIA DÁ SAÚDE E ALEGRIA.
- Confecionar salada/purés de fruta fresca e compotas com vista a aumentar o valor nutritivo do IOGURTE através do projeto COM UM IOGURTE COLORIDO FICO BEM NUTRIDO.

No âmbito das Expressões e Educação Físico-Motora tiveram por objetivos:
- Realizar, ainda, no âmbito das saídas de campo, uma visita de estudo a uma das vacarias que circundam a escola, com o propósito de conhecer e compreender a origem da matéria-prima essencial do IOGURTE.

No âmbito da transversalidade entre as expressões e área de Português, por considerarem o livro um instrumento privilegiado de intervenção didática e pedagógica é o intuito:
- Produzir um livro - OBESIDADE de A a Z -, utilizando a quadra como género textual. A autoria do texto e ilustração ficarão a cargo dos alunos, devidamente orientados pela respetiva professora titular.
- Produzir um livro de RECEITAS SAUDÁVEIS COM IOGURTE, que será criado depois de uma recolha de receitas entre as famílias dos alunos. A compilação das receitas trazidas por todos os alunos dará origem à prenda do Dia da Mãe.
- Criar um Hino ao IOGURTE e apresentá-lo/dramatiza-lo nos eventos relativos ao projeto e à própria escola/Agrupamento.
- Criar um menu semanal de lanches saudáveis.

O vencedor desta categoria vai ficar com a sua biblioteca recheada de livros LeYa, no valor de 500€, bem como usufruirá de prémios por partes de parceiros que se associaram à iniciativa. De destacar a oferta adicional pela note! de um cheque-oferta no valor de 1000 euros em materiais escolares.

A terceira edição da Escola Amiga da Criança contou com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fundação Altice, REN, note!, Católica Business School, Sociedade Ponto Verde, Associação Mutualista Montepio, The Inventors, Fábrica Centro Ciência Viva, EKUI, Associação ACEGIS, Solfut, Maped e ANEBE com o projeto ‘Menores nem uma Gota’ em parceria com Secretaria Regional da Saúde da Região Autónoma da Madeira.