SIM, SOMOS CAPAZES É O VENCEDOR DA CATEGORIA “CIDADANIA, INCLUSÃO, FLEXIBILIDADE, ARTICULAÇÃO INTERDISCIPLINAR E ATIVIDADES”

A iniciativa Escola Amiga da Criança anuncia que a o projeto Sim, Somos Capazes, da Escola EBI/S Canelas, de Vila Nova de Gaia, é o vencedor da categoria “Cidadania e Inclusão”. Trata-se de um projeto concebido para todos os alunos sem exceção e que pode ser aplicado em qualquer parte do mundo.

Sim, Somos Capazes, é um projeto pensado em barreiras. Uma das ferramentas que começa a ser usada pelos professores são os quizzes, mas a maioria deles são feitos para um público com capacidade leitora sem qualquer limitação. Por exemplo, se se tratar de um aluno com dificuldades em ler, ver, ouvir, mexer os seus braços, ou que não fale ainda a nossa língua, fica excluído de jogar com o resto da turma.

Estas foram as dificuldades sentidas por alguns jovens com medidas adicionais do Agrupamento de Escolas de Canelas. Na realidade eles tinham apenas dificuldade na leitura, mas após começarem a pensar nas características de alguns colegas com quem se cruzaram durante o seu percurso escolar, identificaram uma série de barreiras e encontraram uma série de soluções que recorrem a tecnologia vulgar e que permitem que estas pessoas joguem, mas também elas criem jogos para a sua turma. O Tutti Quiz, criado pelos alunos, permite que um jovem português que não sabe ler possa fazer um quiz para um cego de outro país.

Um dos finalistas do APP´s for good e foi uma das equipas finalistas, sendo que esta era exclusivamente composta por pessoas com deficiência.

Neste momento a escola tem uma parceria a decorrer com o Rancho de Canelas, uma turma do curso profissional de turismo e uma turma do curso profissional de informática com o apoio do Núcleo de Apoio à Inclusão Digital da ESE do Porto a trabalhar outra aplicação que é o Meu Museu.

Devido ao interesse pedagógico do Tutti Quiz, neste momento estão a trabalhar com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia para adaptar a ferramenta.

O vencedor desta categoria vai ficar com a sua biblioteca recheada de livros LeYa, no valor de 500€, bem como usufruirá de prémios por partes de parceiros que se associaram à iniciativa. De destacar a oferta adicional pela note! de um cheque-oferta no valor de 1000 euros em materiais escolares.

A terceira edição da Escola Amiga da Criança contou com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fundação Altice, REN, note!, Católica Business School, Sociedade Ponto Verde, Associação Mutualista Montepio, The Inventors, Fábrica Centro Ciência Viva, EKUI, Associação ACEGIS, Solfut, Maped e ANEBE com o projeto ‘Menores nem uma Gota’ em parceria com Secretaria Regional da Saúde da Região Autónoma da Madeira.

Segue comunicado em anexo.