Cinco dicas para se refrescar em casa nos dias de calor

Report this content

• O estudo “Refrescar a casa”, mostrou que 56% das pessoas afirmam não ter medidas para refrescar a sua casa devido ao valor elevado das mesmas e 31% por a sua casa ser arrendada e não ter oportunidade para fazer qualquer instalação.
  • 38% dos 500 inquiridos partilharam que a energia utilizada na rede elétrica provém parcialmente de fontes renováveis e 15% de fontes totalmente renováveis.

O verão chegou e com ele as vagas de calor que já afetaram alguns países da Europa. Numa altura em que o teletrabalho faz parte da vida de grande parte dos portugueses e em que alguns aproveitam já os períodos de férias, o calor dentro de casa pode tornar-se muito desconfortável.

O custo da instalação de um sistema para controlar a temperatura e fazer face a este problema é um impedimento para 56% das pessoas inquiridas para o Consumer Spotlight. O estudo “Refrescar a casa” desenvolvido pela Liberty Mutual com a Kantar e a Red C para a Liberty na Europa (Portugal, Espanha, Irlanda e Irlanda do Norte) em maio e junho de 2023, mostra ainda que 31% apontam a impossibilidade de instalar estas medidas uma vez que se trata de uma casa arrendada. Dos 502 portugueses inquiridos, apenas 17% afirmam não precisar de medidas de refrigeração da sua casa.

“A geografia, o tipo de construção ou a exposição solar, entre outros fatores, variam de casa para casa e impactam o conforto e o dia a dia das pessoas. É importante estarmos atentos às condições em que a população vive e encontrarmos soluções ajustadas a cada uma das situações” explica José Luis García Camiñas, Diretor Executivo de Produto da Liberty Seguros na Europa. “Trabalhamos diariamente para garantir uma oferta que responda às necessidades das famílias e temos como foco o seu bem-estar e felicidade”.

A Liberty partilha cinco dicas simples para refrescar a casa.

1. Feche as janelas, cortinas e persianas durante o dia
O sol é o melhor aquecimento natural e as casas absorvem todos os raios solares que entram pela janela, por isso, fechar as cortinas e persianas é um dos truques mais simples para deixar a casa fresca durante mais tempo. É ainda importante que feche todas as janelas, uma vez que, mesmo com corrente de ar, este será quente e irá espalhar-se pela casa.

Estas medidas devem ser adotadas seja qual for o material das janelas, cortinas e persianas. Ao questionário da Liberty, 41% afirmaram não dispor de cortinas e persianas opacas. 30% não têm janelas e portas bem isoladas. Nestes casos, opte por tapar com toalhas qualquer brecha através do qual poderá entrar ar quente.

Por outro lado, durante a noite (caso os termómetros estejam mais baixos), opte por abrir todas as janelas e deixe o ar entrar e circular por todas as divisões da casa.

2. Desligue luzes e eletrodomésticos
Todos os dispositivos ligados à eletricidade são fontes de calor. Se não estiver a utilizar, evite que qualquer luz ou eletrodoméstico esteja ligado. Desta forma, para além de evitar que a sua casa aqueça de forma desnecessária, poupa na conta da eletricidade.

Esta é também uma forma de promover o uso consciente de energia, uma vez que 14% da população inquirida ainda utiliza energia proveniente de fontes renováveis.  35% dos portugueses confessam não saber qual a fonte de energia, enquanto 38% já utilizam rede elétrica de fontes parcialmente renováveis e 13% de totalmente renováveis. Na hora de escolher o fornecedor de energia, as questões ambientais ainda não parecem ser essenciais para os consumidores, já que 51% explicam que preferiria que a energia proviesse de fontes renováveis, mas não afeta a escolha de fornecedor e 9% dizem mesmo que não é importante qual a fonte de energia.

3. Feche as portas das assoalhadas que não estiverem a ser utilizadas
Quando estiver em casa durante o dia, opte por fechar a porta das divisões de que não precisa para evitar que o ar fresco se espalhe pela casa. No entanto, se tiver algumas divisões que não recebem luz solar direta, avalie se faz sentido que a porta fique aberta e que a temperatura nessas divisões ajude a refrescar a casa. Se estiver na cozinha, evite utilizar o forno, uma vez que este liberta muito calor.

4. A escolha do guarda-roupa também é importante em casa
Vista roupas leves e largas e de materiais respiráveis, que contribuam para que se mantenha fresco. Os pés também devem estar o mais frescos possível e para isso andar descalço poderá ser a melhor opção. Se preferir, calce chinelos arejados. Tenha sempre água à mão e coma refeições leves e frescas, como saladas ou frutas. Tomar um banho frio alivia a sensação de calor e é um ótimo truque antes de se deitar ou para começar o dia. Durante o dia, os borrifadores podem ser os seus melhores amigos: encha-os com água fresca e aplique na pele. Evite o álcool e comidas quentes.

5. Encontre a melhor opção no mercado
Apesar de ser uma preferência com maior peso na carteira e no futuro do ambiente, pode encontrar dispositivos que o ajudam na refrigeração da casa. À Liberty, 63% afirmaram não dispor de ar condicionado em casa e 89% não têm ventiladores de teto. A percentagem aumenta quando falamos de refrigeração aerotérmica ou por piso radiante, uma vez que são mais de 90% as pessoas sem nenhuma destas soluções em casa.

Sobre a Liberty Seguros
Em atividade desde 1912, e com sede em Boston, a Liberty Mutual é hoje a sexta maior seguradora global de bens e acidentes com base no prémio bruto escrito de 2021. Emprega mais de 45.000 pessoas em 29 países e economias de todo o mundo.

A Liberty Seguros é a maior operação do Grupo Liberty Mutual fora dos EUA, que opera em Espanha, Portugal, Irlanda, e Irlanda do Norte sob uma estrutura legal única. Estes quatro mercados seguem diferentes linhas de negócio, principalmente o Automóvel, seguido de Home, Life e Personal Lines, e esforça-se por proporcionar sempre a melhor experiência aos clientes, intermediários e empregados.

Dispõe de uma estrutura empresarial multicanal eficiente e sólida que opera através de Intermediários e Parceiros, bem como canais diretos (telefone e digital) para distribuir produtos de diferentes marcas: Liberty Seguros, Genesis e Regal em Portugal e Espanha; e Liberty Insurance na Irlanda. A Liberty Seguros opera em Espanha desde 2001, em Portugal desde 2003 e na Irlanda desde 2011.

Com o objetivo de melhorar a experiência dos clientes e intermediários, a seguradora uniu estes negócios para concentrar os seus esforços no desenvolvimento das suas capacidades digitais e inovação através dos seus produtos e serviços. Tudo isto, com um enfoque nas pessoas numa perspetiva aberta e diversificada, apoiada pela responsabilidade, melhoria contínua e simplicidade. Prosseguindo um objetivo global: "Existimos para ajudar as pessoas a abraçar o hoje e a prosseguir com confiança o amanhã".

Pode acompanhar as notícias da Liberty Seguros através dos nossos perfis no LinkedIn, Facebook, e Instagram ou através do nosso portal em www.libertycorporate.eu.pt

Sobre a Liberty Mutual Insurance
Na Liberty Mutual, acreditamos que o progresso acontece quando as pessoas se sentem seguras. Ao fornecer proteção para o inesperado e ao fornecê-la com cuidado, ajudamos as pessoas a abraçar o hoje e a perseguir com confiança o amanhã. Em atividade desde 1912, e com sede em Boston, somos hoje a quinta maior seguradora global de propriedades e acidentes com base no prémio bruto emitido de 2022.

Também ocupamos a 86.ª posição na lista Fortune 100 das maiores empresas dos EUA, com base na receita de 2022. Em 31 de Dezembro de 2022, tínhamos 50 mil milhões de dólares em receitas anuais consolidadas. Empregamos mais de 50.000 pessoas em 29 países e economias em todo o mundo.

Oferecemos uma ampla gama de produtos e serviços de seguros, incluindo automóveis pessoais, proprietários de casas, linhas especiais, resseguros, riscos múltiplos comerciais, compensação de trabalhadores, automóveis comerciais, responsabilidade geral, garantia e propriedade comercial.

Para mais informações, visite www.libertymutualinsurance.com

Tags: