4 M é para todos!

Face às alterações climáticas que o mundo tem vindo a assistir, a LIPOR e os seus municípios associados, desenvolve uma campanha de comunicação e sensibilização que tem como objetivo a promoção do compromisso 4M – menos resíduos, menos carbono, mais clima e mais biodiversidade.

Esta é uma forma da LIPOR convidar os cidadãos a transformarem a forma como vivem, a reconhecer a importância das suas escolhas, a diminuir as emissões de CO2 e a construir uma sociedade mais saudável e sustentável. Por isso, a prevenção da produção de resíduos, compostagem e reciclagem, a biodiversidade, hortas urbanas e a mobilidade são alguns dos temas chave a abordar, sempre na perspetiva de como o cidadão, com as suas escolhas, pode juntar-se ao movimento 4M, assumindo esta estratégia como uma forma de estar e assim reduzir o seu impacto no planeta.

A campanha assenta, numa primeira fase, no digital, com abordagens da estratégia e da problemática, assim como com desafios nas redes sociais e da partilha de um quiz online apelidado de “Scan 4M”.

Eu sou 4M” é, também, uma rubrica desta campanha, partilhando reportagens de cidadãos comuns que decidiram mudar a forma de estar no planeta.

Cuidamos do ambiente e das nossas comunidades. Gerimos recursos, criamos valor. Somos 4M!

Sobre a 4m
O setor dos resíduos é central no debate climático global. Foi, neste contexto de responsabilidade, que assumimos, já em 2006, na dupla condição de emissor de GEE e de instrumento de mitigação, a monitorização e gestão das emissões de GEE como um instrumento fundamental para:

1. em termos operacionais: reforçarmos ganhos de informação (em termos de indicadores específicos da sua atividade);
  2. em termos de posicionamento no mercado: termos uma abordagem proactiva e inovadora para um novo patamar de responsabilidade corporativa.
Adotamos, assim, como parte integrante da nossa estratégia, as metas da União Europeia, para o ano 2030, demonstrando o compromisso da LIPOR no combate às alterações climáticas.
Face aos desafios da próxima década e ao objetivo estratégico da LIPOR de diversificar atividades e negócios, preparamos um quadro de evolução para 2021-2030. Esta evolução assentará em 4 desígnios:
  • Menos Resíduos, apostando na gestão eficiente dos Recursos, privilegiando um modelo circular de Negócios;
  • Menos Carbono, potenciando o binómio Carbono - Energia, convergindo para a descarbonização e a transição energética;
  • Mais Clima, potenciando o nosso compromisso com a adaptação às alterações climáticas;
  • Mais Biodiversidade, incrementando a promoção da biodiversidade no nosso contexto de atividade.