Central de Valorização Energética da Lipor comemora 20 anos

2020 ano de celebrar a excelência

Mais de 7.700.000 toneladas de resíduos valorizados

Nos últimos 20 anos foram produzidos, nos municípios associados da Lipor, mais de 7.700.000 de toneladas de resíduos.

Para acomodar todo este lixo seriam necessários 3 aterros. Milhares de hectares de terreno teriam sido inutilizados tendo em conta esta necessidade. E todos estes recursos seriam desperdiçados sem qualquer tipo de aproveitamento.

Há 20 anos a Lipor apostou numa tecnologia diferente de modo a aproveitar o máximo potencial dos resíduos. Avançámos com um projeto inovador, a Central de Valorização Energética da LIPOR, produzindo energia que diariamente permite abastecer uma cidade.

Na LIPOR continuamos a trabalhar para que cada vez menos resíduos acabem em aterros. Para que cada vez mais os resíduos sejam um recurso, potenciando e promovendo a Economia Circular também na Gestão de Resíduos.

Transformamos por si. 20 anos a produzir energia!

2020 ano de celebrar a excelência!

Principais dados de 20 anos de atividade da Central de Valorização Energética:

• 7.754.000 toneladas de resíduos valorizadas;
  • 3725 GWh Energia Produzida (autoconsumo de 12,7%);
  • Energia para alimentar cerca de 150.000 habitantes (cerca de 60.000 habitações);
  • 1,5 milhões de toneladas de CO2e evitadas;
  • 111,25 mil toneladas de sucatas valorizadas