DATACENTER LIPOR reconhecido internacionalmente

A European Circular Economy Stakeholder Platform (ECESP), que é uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Comité Económico e Social Europeu para reunir as partes interessadas na promoção da Economia Circular do Continente Europeu, referenciou no seu website o DATACENTER como uma boa prática considerando a Plataforma como um exemplo a seguir no caminho para assegurar uma Economia verdadeiramente circular.

Com este reconhecimento, a LIPOR e os Municípios Associados reforçam a sua atuação no panorama internacional do Setor de Resíduos.

Mantendo como prioridade o cumprimento do seu Plano Estratégico, e por forma a garantir o cumprimento das metas a que está vinculada, a LIPOR tem vindo a concertar esforços no sentido de implementar projetos de recolha seletiva, articulados e desenvolvidos em estreita relação com os seus Municípios Associados.

Aliado ao desígnio de promover as boas práticas de gestão de resíduos, a Estratégia na LIPOR sustenta a impossibilidade de gerir aquilo que não consegue medir. Assim, definiu-se como imprescindível monitorizar os projetos implementados através de uma Plataforma Digital própria.

O DATACENTER LIPOR é a ferramenta que viabiliza a monitorização dos projetos implementados com maior precisão. Além de permitir maior fiabilidade na gestão da informação e no reporte a entidades externas, possibilita ainda a transição de um modelo de análise macro, assente em resultados globais e por zona geográfica, para um sistema em que é possível quantificar os níveis de participação e estimar as quantidades entregues por cliente de forma individual.

Somente assim é possível agir próximo do cidadão e mantê-lo como parte integrante de qualquer projeto!

Saiba mais sobre a European Circular Economy Stakeholder Platform (ECESP):