Estratégia sustentável de gestão dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos na Área Lipor e na região da Galiza

Teve lugar no dia 23 de junho, a 2ª Jornada Técnica do Projeto ESTRAEE, que marca a fase final do projeto.

O projeto europeu ESTRAEE, iniciou-se em 2017, tendo como objetivo principal a transição para uma economia mais circular em matéria de gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), através da cooperação entre a Galiza e o Norte de Portugal. Entre outros aspetos, o projeto permitiu efetuar a adaptação à Diretiva Europeia de 18 Ecocentros, 9 localizados nos Municípios Associados da LIPOR e 9 na Galiza, contando com um orçamento superior a 2 milhões de euros, financiados a 75% pelo FEDER.

A abertura da Jornada Técnica esteve a cargo do Administrador da LIPOR, Paulo Carvalho e da Presidente da Deputación de Pontevedra, Carmela Silva Rego, que sublinharam a relevância do Programa Interreg POCTEP, ao colocar em parceria regiões transfronteiriças, fomentando a cooperação, a aprendizagem e crescimento conjuntos e, inevitavelmente, o fortalecimento de cada parceiro, rumo um futuro mais sustentável na gestão dos equipamentos elétricos e eletrónicos.

O primeiro bloco dedicado ao enquadramento legal nacional e na região da Galiza, contou com a presença de Mafalda Mota da Agência Portuguesa do Ambiente, Rui Fonseca, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e Alberto Varela Paz, em representação da Federação Galega de Municípios e Províncias.

Seguiu-se um painel dedicado ao projeto ESTRAEE, no qual foi efetuado um balanço dos trabalhos realizado e dos respetivos resultados. A LIPOR salientou os importantes passos que a participação no projeto ESTRAEE possibilitou na operacionalização da estratégia preconizada para a gestão sustentável dos REEE, um fluxo de resíduos prioritário quer pela produção crescente nos dias de hoje, quer pela perigosidade associada, destacando-se:

• A melhoria das condições de segurança e dos sistemas de recolha seletiva municipais em 9 Ecocentros dos Municípios Associados da LIPOR, para que assegurem um correto armazenamento dos REEE, salvaguardando a conservação dos equipamentos, tendo em vista a sua posterior reutilização e reciclagem;
  • A instalação de uma unidade de apoio à preparação para reutilização e de  um novo centro de reutilização e recuperação nas instalações da LIPOR, permitindo melhorar a rastreabilidade do processo e o incremento da fração alvo de reutilização;
  • O reforço da sensibilização da comunidade para a correta gestão dos equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida;
  • A criação de um normativo com as boas práticas para o cumprimento legal nas operações de municipais de gestão de REEE.
Das atividades que marcam o carácter inovador do Projeto, destaca-se a apresentação pela  ERP Portugal e Espanha, da importância da recuperação e reutilização de EEE na cadeia de gestão de resíduos e de uma nova aplicação de monitorização, Gestraee que coloca a digitalização ao serviço de uma melhor gestão e do favorecimento da preparação para reutilização e a Análise de Ciclo de Vida da gestão de REEE, com vista à melhoria do desempenho ambiental desta tipologia de resíduos, apresentada pela EnergyLab.

A Jornada Técnica encerrou com uma mesa-redonda que reuniu a LG Portugal, a DGAE – Direção Geral das Atividades Económicas e a LIPOR, onde foi abordado o desafio da circularidade na cadeia de valor dos REEE.

No final dos trabalhos foi sublinhado o sucesso do Projeto ESTRAEE que se aproxima da sua conclusão, mas que pela aprendizagem e melhorias que proporcionou, tanto na área de influência da LIPOR, como na região da Galiza, marca o início de um novo paradigma na gestão sustentável dos REEE.

Sobre o Projeto ESTRAEE

O Projeto ESTRAEE promove, no espaço transfronteiriço da Galiza-Norte de Portugal, uma Estratégia para a Gestão Sustentável Resíduos Elétricos e Eletrónicos, envolvendo os Cidadãos, a Administração Local, os Fabricantes e Produtores, através dos Sistemas de Responsabilidade Alargada do Produtor.

Aprovado no âmbito do programa de cooperação Espanha-Portugal, através do Programa INTERREG V – A POCTEP 2014-2020, o Projeto é coordenado pela Deputación de Pontevedra (Espanha) e tem como parceiros portugueses a LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto e a ERP - Portugal (European Recycling Platform) e espanhóis, a ERP SAS – Espanha, a Fundação Centro Tecnológico de Eficiência e Sustentabilidade Energética - Energylab e a Revertia - Reuse and Recycling.

Na área Lipor os 9 Ecocentros-alvo de implementação do Projeto são:

o             Ecocentro de Silvalde (Espinho)
o             Ecocentro da Cal (Gondomar)
o             Ecocentro de Moreira (Maia)
o             Ecocentro de Nogueira (Maia)
o             Ecocentro de Custóias (Matosinhos)
o             Ecocentro de Sendim (Matosinhos)
o             Ecocentro da Prelada (Porto)
o             Ecocentro de Valongo (Valongo)
o             Ecocentro da Formiga (Lipor)

Para mais informações sobre o Projeto ESTRAEE consulte: www.lipor.pt/pt/inovar/projetos-financiados/estraee/