“Feira Limpa, Compras com Gosto!”

Desde 2020, que queremos que as Feiras sejam exemplos de boas práticas na gestão de resíduos, proporcionando um espaço agradável e atrativo para o comércio e para quem a visita, através da reciclagem e da limpeza do respetivo recinto. Vamos fazer da feira um espaço mais limpo! Neste projeto, são disponibilizados contentores e/ou distribuídos por todos os feirantes sacos ou ecobags para a correta entrega de recicláveis por banca, para serem, no final, recolhidos do recinto da Feira. A par desta entrega, são promovidas ações de sensibilização e comunicação, esclarecendo sobre todos os passos para a correta reciclagem.

O projeto já se encontra implementado em 6 feiras e são, agora, todas certificadas com Certificado “Feira Coração Verde”! A certificação “Coração Verde” é muito mais do que um reconhecimento: otimiza as boas práticas de gestão ambiental e acelera comportamentos sustentáveis. Assim, a certificação das Feiras decorreu nos seguintes locais e datas:

MUNICÍPIO FEIRA DATA ARRANQUE DATA CERTIFICAÇÃO
MAIA Feira de Pedras Rubras Junta de Freguesia de Moreira 14/set 07/dez
MATOSINHOS Feira da Senhora da Hora União das Freguesias São Mamede Infesta e Senhora da Hora 23/set 09/dez
PÓVOA DE VARZIM Feira da Póvoa de Varzim (Moninhas) União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai 18/set 20/nov
PÓVOA DE VARZIM Feira da Póvoa de Varzim União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso *2020 26/nov
VALONGO Feira de Valongo Junta de Freguesia de Valongo 09/set 25/nov
VILA DO CONDE Feira de Vila do Conde Município de Vila do Conde 22/set 24/nov

Até ao momento 1071 feirantes sensibilizados com novas regras de limpeza e reciclagem, e cerca de 7000 visitantes sensibilizados, através de entrega de sacos de pano após resposta certa a uma questão sobre reciclagem. Foram, ainda, dedicadas 35 Ações de Sensibilização a feirantes e visitantes, correspondendo a 337 horas, onde se incluem 16 ações teatrais com uma parelha de personagens alusivas à feira, tocando feirantes e visitantes. Assim, contabilizam-se 16 036 kg de resíduos encaminhados para reciclagem (papel/cartão, de embalagens de plástico e metal e resíduos alimentares).

“Feira Limpa, Compras com Gosto!” é um projeto que soma vantagens para todos, para os feirantes e para os clientes, que usufruem de um espaço mais agradável, e para o Bom Ambiente, fim último de mais uma iniciativa da LIPOR, em parceria com os municípios.

Acompanhe o projeto em https://www.lipor.pt/pt/recicla-te/feira-limpa-compras-com-gosto/.

Esta Iniciativa conta com o Apoio da Sociedade Ponto Verde.

Poderá aceder às fotografias em https://we.tl/t-ShJ8S8ofqh