Iara Muchanga é a oitava Girl Mover a estagiar na LIPOR

Dando continuidade à parceria estabelecida com a Girl Move Academy nos últimos sete anos, a LIPOR acolhe, durante o mês de setembro, a girl mover Iara Muchanga. Durante esse período, a jovem designer experienciará, juntamente com os colaboradores da Organização, uma enriquecedora troca de conhecimentos e cultura.

Licenciada em Química Industrial, Iara Muchanga é apaixonada por moda, setor no qual vem empreendendo esforços através de criações que têm a economia circular como foco. A preocupação em contribuir para a redução da geração de resíduos faz parte do propósito de Iara Muchanga que tem como objetivo profissional trabalhar no desenvolvimento de fábricas de tecidos em Moçambique e liderar o departamento criativo de uma marca de moda estabelecida.

Entre as conquistas que já fazem parte da trajetória da Girl Mover LIPOR 2024 está a criação de uma coleção para o Mozambique Fashion Week 2023 com aproximadamente 80% de material reciclado, o desenvolvimento de uma coleção para a NneNne Iwuji, alta comissária do British Council, e a abertura de um negócio de comercialização de acessórios de moda produzidos com materiais reciclados.

Além de interagir com stakeholders relevantes da Organização, com o objetivo de aprimorar competências e vivenciar práticas que contribuirão para o seu futuro profissional, durante o período de estágio, Iara Muchanga também liderará diferentes iniciativas na LIPOR. Uma delas será o Impactalk a ser realizado no dia 14 de setembro na Casa do Corim, um espaço dinamizado pela LIPOR que funciona como um hub de sustentabilidade. Durante o Impactalk, que são conversas que objetivam a reflexão sobre questões humanitárias e ambientais no sentido de despertar a audiência para os temas de impacto na sociedade contemporâneas, a Girl Mover LIPOR 2024 falará sobre sua trajetória e a importância da economia circular para a vida das pessoas.

A Girl Move Academy é uma academia de liderança moçambicana que promove a educação e liderança no feminino através de um modelo de mentoria circular intergeracional, que amplifica o talento, promove a igualdade de género e gera transformação sustentável. O modelo de mentoria utilizado objetiva empoderar jovens mulheres para que se tornem líderes e agentes de mudança na sociedade. Um projeto que a LIPOR tem orgulho de fazer parte!