LIPOR apresenta o seu Lado “B” em evento no Jardim Botânico

O Lado “A” que todos conhecemos bem cuida do nosso Ambiente. Trata cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos por ano e incrementa soluções inovadoras de gestão desses resíduos.

Dia 25 de novembro, a LIPOR deu a conhecer melhor o seu Lado “B”. O lado da Biodiversidade.

Na Galeria da Biodiversidade do Jardim Botânico realizou-se a apresentação da Estratégia de Biodiversidade que integra duas componentes de atuação: Componente de Aplicação e Sensibilização, com vários projetos que promovem a proteção e valorização da Biodiversidade, bem como, uma Componente de Investigação e Desenvolvimento, que se prende com estudos de caracterização/diagnóstico e projetos de valorização e recuperação.

Como receção aos participantes realizou-se uma visita guiada aos jardins, dando a conhecer as espécies existentes, bem como, algumas das boas práticas implementadas no local.

O evento teve por objetivo juntar as Partes Interessadas da LIPOR, bem como, toda a Comunidade. Contou com a intervenção do Professor Paulo Farinha Marques, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que deu a conhecer o trabalho já realizado e a realizar em prol da preservação e regeneração dos ecossistemas existentes no Parque Aventura e no Trilho Ecológico da LIPOR.

Procedeu-se, também, ao lançamento do caderno metodológico “Avaliação de impactes da construção de infraestruturas sobre a Biodiversidade”, o qual apresenta um conjunto de critérios e requisitos que auxiliará na tomada de decisão quanto à possibilidade ou não de construção de determinada infraestrutura, tendo em conta o habitat em que estará inserido. Apresentou-se, ainda, o Guia de Práticas de Manutenção Sustentável de Florestas, o qual constituirá um excelente meio de replicação de algumas das técnicas implementadas no âmbito do Programa Metro Quadrado.

Assim, convida-se a comunidade a vir conhecer o Parque Aventura e a percorrer o Trilho Ecológico da LIPOR, de forma a contactarem de perto com a biodiversidade e com os projetos que estão já implementados.