LIPOR assina Carta Portuguesa para a Diversidade

A Assinatura oficial da Carta Portuguesa para a Diversidade (para todos os signatários que aderiram após o dia 31 março 2016, na qual a LIPOR se insere) teve lugar no I Fórum Nacional para a Diversidade, realizado no dia 22 de maio de 2017.

A LIPOR aderiu, como Organização Signatária, tomando como seu o prossuposto desta Carta, ou seja, assume a Diversidade como um imperativo ético, traduzindo-se num princípio basilar e orientador da sua atuação interna e externa, fazendo parte dos seus valores e da sua identidade institucional. Esta proposta contou com decisão de unanimidade favorável junto do Conselho de Administração.

A Carta para a Diversidade, iniciativa da União Europeia, é um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade.

Uma Carta para a Diversidade consiste num documento curto assinado de forma voluntária por empregadores de vários setores (público, privado com e sem fins lucrativos). Em tal carta serão elencadas as medidas concretas que podem ser tomadas para promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, caraterísticas físicas, estilo pessoal e religião.

Pretende-se que as políticas de diversidade desenvolvidas no seio de uma Organização reconheçam, compreendam e valorizem que o que nos une e o que nos diferencia como potencial fonte de inovação, resolução de problemas, foco no cliente, criatividade e envolvimento dos/as colaboradores/as.

A Carta Portuguesa para a Diversidade surge em linha com os esforços encetados pela Comissão Europeia e com as prioridades da Estratégia Europa 2020.