LIPOR assinala o Dia Internacional da Consciencialização sobre as Perdas e Desperdício Alimentares

TODOS ADORAMOS COMER! É um momento social, cultural e emocional…é um ritual! Mas, globalmente, cerca de 14% dos alimentos produzidos são perdidos entre a produção e o consumo, enquanto cerca de 17% do total da produção global de alimentos é desperdiçada (UNEP 2021)!
O “Desperdício de alimentos” é, pois, um dos problemas que o mundo, as cidades e os países já identificaram e muitos têm passado à ação! Reduzir o desperdício de alimentos num mundo onde o número de pessoas afetadas pela fome tem aumentado todos os anos e ao mesmo tempo toneladas e toneladas de alimentos comestíveis são perdidas e/ou desperdiçadas todos os dias.
A LIPOR e os seus Municípios associados não são alheios a esta problemática e, desde 2008, que assumiram o problema do desperdício alimentar como fundamental para a sua atividade, numa ótica de redução da produção de resíduos alimentares, de consciencialização da comunidade e de criação de sinergias locais.

Esta preocupação tem sido materializada na implementação de projetos e iniciativas próprias (Dose Certa e Embrulha.), na promoção de uma rede local de parceiros com impacto na redução do Desperdício Alimentar.

A 19 de dezembro de 2019, a Assembleia Geral das Nações Unidas institui o dia 29 de setembro como o “Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos” e hoje assinala-se mais um dia! Por acreditarmos que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido é fundamental, partilhamos o que se já se alcançou!

Em colaboração com 12 parceiros, desenvolvemos 13 iniciativas e, desde 2017, evitamos o desperdício de 40 029,52 toneladas de alimentos. Esta quantidade equivale à poupança de 8 413,1 toneladas de emissões de CO2eq, o que corresponde, em termos práticos, ao consumo médio de eletricidade de 968 famílias durante um ano.

O Desperdício Alimentar é um assunto mundial ao qual não podemos virar as costas, é preciso agir, intervir e fazer diferença numa ótica local, regional e nacional. Este é o papel que a Lipor e os seus municípios se propõem a assumir, partilhando com TODOS a estratégia que tem vindo a ser implementada.

Numa sociedade de consumo, mudar comportamentos humano é um desafio… Mas, acreditamos que quando sabemos mais, podemos fazer melhor! Fique atento às próximas iniciativas!