LIPOR associa-se ao Movimento "Não me Lixes"

No dia 29 de setembro de 2020, assinalou-se o primeiro Dia Internacional de Consciencialização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos. Ciente deste grave problema e da necessidade urgente de criar soluções orientadas a minimizá-lo, a AGAVI - Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade, conjuntamente com a AHRESP, a LIPOR, a AEP-Associação Empresarial de Portugal e a Santa Casa da Misericórdia do Porto reúnem-me novamente no Movimento “Não me Lixes”, apostado numa Campanha Nacional de Sensibilização e numa Agenda Anual de ações contra o desperdício que percorram todo o território e envolvam todas as comunidades.

A Lipor, desde 2008, que assumiu o problema do desperdício alimentar como fundamental para a sua atividade. Esta preocupação foi materializada na criação de um projeto, o Dose Certa, destinado aos estabelecimentos de restauração e que procura aliar o conceito de alimentação sustentável à redução do desperdício alimentar (em parceria com a Associação Portuguesa de Nutrição). Para o cidadão, têm sido dinamizados um conjunto de workshops e criados materiais que procuram reinventar a forma como damos valor aos alimentos e tiramos partido deles, aliando conceitos de consumo sustentável e de poupanças económicas.

Em 2016, nasceu o “Embrulha.” devido a uma necessidade identificada com o Dose Certa.

Em 2017, a Lipor aliou-se a um conjunto de entidades, tendo-se sido criada uma Rede de Parcerias e de Projetos com impacto na redução do Desperdício Alimentar (Banco Alimentar do Porto | GoodAfter | DariAcordar - Zero Desperdício | Fruta Feia | Refood – Núcleos Foz do Douro, Leça da Palmeira, Senhora da Hora, Maia Centro, Ermesinde | Too Good To Go.

Além disso, a atuação da LIPOR para os biorresíduos assenta numa abordagem circular que tem como referência orientações internacionais e está articulada com as medidas propostas nos documentos estratégicos nacionais. A LIPOR tem vindo a participar em importantes projetos europeus e nacionais com o objetivo de potenciar a prevenção e o tratamento de biorresíduos: Cityloops [Horizon 2020], Miniwaste (LIFE), Res2ValHUM (Interreg Espanha-Portugal), Algavalor (FEDER).

Veja o testemunho de Fernando Leite, Administrador-delegado da Lipor e o Comunicado de Imprensa dos parceiros deste projeto no Portal Lipor.