LIPOR distinguida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial

A LIPOR foi distinguida pela APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial, com a sua Estratégia 4M – menos resíduos, menos carbono, mais clima, mais biodiversidade.

Este Reconhecimento, atribuído no âmbito da 7.ª Edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade e que visa distinguir a implementação de práticas que criam valor para as suas partes interessadas e contribuem ativamente para o desenvolvimento sustentável, foi conferido à LIPOR no Eixo 1 – Responsabilidade Social, na categoria Ambiente: Redução de impactes.

Esta iniciativa conta já com 7 Edições e o importante apoio de AIP - Associação Industrial Portuguesa, Aliança ODS Portugal, CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Fundação Montepio, Global Compact Network Portugal e IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.

O setor dos resíduos é central no debate climático global. Foi, neste contexto de responsabilidade que, em 2008, a LIPOR assumiu voluntariamente o combate às alterações climáticas. Face ao sucesso dos resultados obtidos em 2020, ano no qual reduzimos 23,2% de emissões de GEE, foi apresentada uma evolução da estratégia para a década 2030, a Estratégia 4M assente em 4 desígnios:

• Menos Resíduos, apostando na gestão eficiente dos Recursos, privilegiando um modelo circular de Negócios;
  • Menos Carbono, potenciando o binómio Carbono - Energia, convergindo para a descarbonização e a transição energética;
  • Mais Clima, potenciando o nosso compromisso com a adaptação às alterações climáticas;
  • Mais Biodiversidade, incrementando a promoção da biodiversidade no nosso contexto de atividade.

Estas são as bases da nova Estratégia LIPOR 4M, para alcançar a redução de 30% das emissões de GEE até ao ano 2030.