LIPOR e Municípios Associados aderem ao Movimento “Unidos Contra o Desperdício”

Conscientes de que o trabalho em rede tem mais poder e relevância quando é desenvolvido de uma forma integrada e multilateral, a LIPOR e Municípios associados juntaram a sua voz e o contributo técnico ao movimento UNIDOS CONTRA O DESPERDÍCIO, um movimento cívico e nacional, agregador e educativo, que une a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar.

Poderá parecer utópico pensar-se que vamos eliminar o desperdício alimentar na sua plenitude, pelo que, para que o fecho do ciclo seja o mais completo possível, é fundamental uma abordagem integrada com uma aposta no trabalho em rede para que os excedentes alimentares de uns sejam o alimento de outros, minimizando este flagelo.

A Lipor e os municípios associados, desde 2008, assumiram o problema do desperdício alimentar como fundamental para a sua atividade, numa ótica de redução da produção de resíduos alimentares. Esta preocupação tem sido materializada na implementação de projetos (Dose Certa e Embrulha), na dinamização de iniciativas de sensibilização, na promoção da literacia dos cidadãos e no desenvolvimento de estudos académicos e de investigação.

O Desperdício Alimentar é um assunto mundial ao qual não podemos virar as costas, é preciso agir, intervir e fazer diferença numa ótica local, regional e nacional. Este é o papel que a Lipor e os seus municípios se propõem a assumir, partilhando com TODOS a estratégia que tem vindo a ser implementada.

Sobre o Unidos Contra o Desperdício
Um movimento que pretende chamar a atenção para o desperdício alimentar.
Assente em comunicação e informativo, nasce no primeiro dia instituído pelas Nações Unidas como “Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar”, 29 de setembro de 2020, e propõe-se desenvolver um conjunto de ações ao longo do ano, com o apoio dos seus fundadores, que consciencializem a sociedade para a importância do tema.