• Lipor/

LIPOR e Municípios Associados entregam donativos resultantes da recolha seletiva de 30.585 kg de materiais em Festas & Romarias

Decorreu ontem, dia 14 de outubro, a entrega dos donativos às diversas entidades selecionadas, que receberão um valor, de acordo com a quantidade de materiais separada nas Festas e Romarias dos respetivos Municípios.

Em 2018, o Projeto Festas e Romarias foi implementado num total de 26 festas, romarias e similares tendo sido recolhidas um total de 30.585 kg de resíduos recicláveis (papel, cartão, embalagens de plástico e metal e vidro).

No âmbito da estratégia de promoção da Recolha Seletiva, o Projeto "Recolha Seletiva em Festas e Romarias” é mais uma resposta da LIPOR e dos Municípios associados à necessidade de aumentar os quantitativos de materiais encaminhados para reciclagem.

Neste caso, pretende-se a promoção da recolha seletiva em nichos caracterizados por um elevado potencial de produção de resíduos, tais como festas e romarias, feiras temáticas e similares, bem como eventos de carácter académico, cultural e desportivo, dado que são eventos que atraem grande parte da população.

Com o mote “Os seus resíduos podem ser a peça que falta”, a LIPOR e os seus Municípios acreditam que cada um dos cidadãos é capaz de fazer a diferença colocando os seus resíduos nos equipamentos certos à sua disposição.

Por um lado, porque contribuirão para a promoção da Economia Circular e para um impacto positivo no ambiente, que é de todos. E por outro, porque o projeto garante a atribuição de um benefício direcionado a Causas Sociais e de Apoio à Comunidade, em função das quantidades de materiais recolhidos nestes locais, no âmbito da Responsabilidade Social.

Sobre o Projeto Festas & Romarias

Inserido no âmbito da estratégia de promoção da Recolha Seletiva, o projeto "Recolha Seletiva em Festas e Romarias”, que teve início em 2017, é a resposta, da LIPOR e dos Municípios Associados, à necessidade de aumentar os quantitativos de materiais encaminhados para reciclagem, fomentando a gestão sustentável dos resíduos produzidos em iniciativas tais como: romarias, feiras temáticas e similares, por serem nichos caracterizados por um elevado potencial de produção de resíduos.

Em função da quantidade de material recolhido nestes locais, será garantida a atribuição de um benefício direcionado a Causas Sociais e de Apoio à Comunidade, substanciando a promoção de práticas conforme os preceitos da Economia Circular e da Responsabilidade Social.

O projeto contempla a instalação de equipamentos para a deposição seletiva de resíduos; a sensibilização presencial e a entrega de sacos para a separação de resíduos aos comerciantes presentes em cada festa, bem como a presença de uma equipa operacional durante o evento com vista a potenciar a separação criteriosa e o correto encaminhamento de materiais recicláveis que não tenham sido devidamente depositados.

Todos os resíduos de papel/cartão, embalagens de plástico e metal e vidro, são recolhidos de forma segregada e, posteriormente, pesados, sendo também efetuada a respetiva análise qualitativa.

O projeto tem associada uma campanha de comunicação, com o mote: “Os Seus Resíduos Podem Ser a Peça que Falta!”, de forma a responsabilizar e motivar os cidadãos para a adoção das boas práticas de separação de resíduos.

Depois do sucesso de 2018 esta iniciativa irá decorrer ao longo de 2019, envolvendo os oito Municípios Associados da LIPOR.

Para informações adicionais: https://www.lipor.pt/pt/servicos/projetos-de-recolha/festas-e-romarias