LIPOR e Ordem dos Engenheiros - Região Norte assinam Protocolo de Cooperação

Teve lugar no dia 18 de outubro, na sede da Ordem dos Engenheiros, a Cerimónia de Assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a LIPOR e a Ordem dos Engenheiros, Região Norte.

O Protocolo, que tem como objetivo fomentar benefícios de cooperação, formação, eventos e partilha de conhecimento entre as duas instituições foi assinado pelo Presidente da Ordem dos Engenheiros, Região Norte, Eng. Bento Aires e pelo Presidente do Conselho de Administração da LIPOR, Dr. José Manuel Ribeiro.

A LIPOR no âmbito das suas obrigações de Serviço Público, tem colocado muito empenho no "pilar" do CONHECIMENTO, procurando envolver Organizações de reconhecido mérito. Os novos Corpos Sociais da Direção Regional do Norte da Ordem dos Engenheiros, recentemente empossada, têm 2 elementos que são colaboradores da LIPOR, para além de integrarem outras pessoas reconhecidamente de elevada competência no âmbito profissional, “o que nos leva a considerar como muito positivo o podermos celebrar um Protocolo de Cooperação, abrangente, mas muito focado nas questões da Formação e Divulgação Técnico-Científica” referiu Dr. José Manuel Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração da LIPOR.

Já Bento Aires, Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros, reiterou a importância da “aproximação das duas entidades, que já no passado cooperaram, mas que agora, com este protocolo, serão aprofundadas as sinergias e alargados os contributos que ambas podem imputar, em conjunto, ao futuro da sociedade civil”. Bento Aires concluir que “se há futuro onde há Engenheiros, eles próprios trabalham e cooperam com entidades de referência como Lipor.”

LIPOR, 40 Anos, a Reinventar o Amanhã.

Sobre a Ordem dos Engenheiros – Região Norte
A Ordem dos Engenheiros, da qual a Região Norte faz parte, é uma associação pública profissional, criada a 24 de novembro de 1936, que representa os licenciados e mestres em Engenharia que exercem a profissão de engenheiro. A sua principal missão é “o controlo do acesso à atividade profissional de engenheiro e do seu exercício, contribuir para a defesa, a promoção e o progresso da Engenharia, estimular os esforços dos seus membros nos domínios científico, profissional e social, e defender a ética, a deontologia, a valorização e a qualificação profissionais dos engenheiros.”
A Ordem dos Engenheiros encontra-se segregada em secções regionais, tendo sido a Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) a primeira a ser criada, em 1938.  A OERN possui domínio territorial de jurisdição dos distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo, Vila Real e Porto, onde se localiza a sua sede. Atualmente a região Norte tem cerca de 18 mil membros de diferentes áreas da Engenharia.
Saber mais: oern.pt e haengenaharia.pt